Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar
Sobre o Curso
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar, modalidade a distância, é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT mediante convênio com o MEC através da Universidade Aberta do Brasil-UAB. No âmbito da UNEMAT o Curso está vinculado a Diretoria de Gestão de Educação a Distância-DEAD em Cáceres-MT.
Fomemtam a realização da Especialização em Gestão Escolar aspectos teórico-práticos centrados em pricípios da gestão democrática participativa no ambiente escolar, que considere: a) propiciar reflexões a respeito do trabalho de gestão em instituições de ensino e as políticas educacionais no cenário atual; b) oportunizar subsídios teóricos para a compreensão do ambiente educacional em que as escolas estão inseridas, tendo em vista a ética e os princípios democráticos; c) explicitar os fundamentos de educação e da gestão escolar observando as relações interpessoais, as finanças e a dimensão patrimonial; d) possibilitar aos participantes um espaço para a problematização, a construção de novos conhecimentos e a troca de experiências sobre os novos desafios que se colocam para a escola; e) pensar o desenvolvimento da gestão educacional em seus diferentes níveis face ao contexto regional.
Objetivo
Observando os aspectos teórico-práticos centrados em pricípios da gestão democrática participativa no ambiente escolar, consideramos o objetivo de qualificar profissionais para atuarem na gestão de instituições de ensino, proporcionado subsídios teórico-metodológicos que envolvem o processo da gestão educacional.
Público Alvo
O curso se destina a gestores, a coordenadores pedagógicos, a docentes do ensino fundamental, médio e superior e a graduados com Diploma Superior, reconhecido pelo MEC e/ou CEE que desejema tuar na Gestão Escolar.
Desenvolvimento do Curso
O curso será desenvolvido a partir de dois momentos, não presencial e presencial:
Momentos não presenciais:
A modalidade à distância será oferecida, por meio de disciplinas, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para dar suporte ao processo ensino-aprendizagem, será adotado o modelo de tutoria, no qual os participantes são estimulados pelos professores e tutores a interagirem por meio das ferramentas de comunicação disponíveis no AVA, plataforma Moodle, mediante chats, fóruns, seminários, web conferência, atendimento virtual, dentre outros. As aulas cursadas virtualmente permanecerão disponíveis no ambiente durante todo o curso, com a finalidade de oferecer suporte a consultas posteriores.
Momentos presenciais:
O acompanhamento das ações estudantis também é feito na modalidade presencial, com a mediação do tutor presencial. Ações a serem realizadas nos polos de apoio presencial, que devem garantir espaços equipados tecnológicos que possibilitem a mediação do ensino aprendizagem. Espaços que também possibilitem aos aos estudantes realizarem encontros presenciais com o(a) professor(a) responsável pela disciplina ou com o tutor presencial, em estudos em grupo, em estudos individuais, em atividades práticas, em debates, em avaliações presenciais das disciplinas dentre outras.
O encontro presencial torna-se oportuno para que se promovam ações que visem à discussão de conteúdos das disciplinas e à orientação de trabalhos Ressalte-se que os polos configuram-se no espaço acadêmico em que se estabelecem e mantêm o vínculo dos estudantes com a Universidade e que serão utilizados ao longo do processo ensino-aprendizagem.
Carga Horária
O Curso de Especialização em Gestão Escolar tem um total de 405h, com duração de 18 meses, distribuídas em 11 disciplinas. As disciplinas são realizadas simultânea em blocos de 2 ou 3 disciplinas com duração de em torno 40 dias cada bloco.
O curso está estruturado em três eixos, a saber:
Organização das disciplinas do curso:
As disciplinas serão distribuídas em três etapas. A primeira, a etapa inicial e, a segunda etapa, a intermediária, respectivamente contemplarão um conjunto de 4 e 5 disciplinas. A terceira etapa, a final, conterá duas disciplinas, sendo uma delas a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso-TCC.
Estrutura Curricular
QUADRO DE DISCIPLINAS |
|||
Disciplinas |
C.H. |
Período de Execução |
|
Eixo 1° - Direito à Educação: fundamentos de educação e gestão-135h |
|||
1 |
Fundamentos da Educação |
30h |
2017/2 |
2 |
Fundamentos Teóricos e Práticos da Gestão Escolar |
45h |
2017/2 |
3 |
Relações Interpessoais e Liderança no Ambiente Escolar |
30h |
2017/2 |
4 |
Fundamentos da Educação Inclusiva |
30h |
2017/2 |
Eixo 2° - Políticas educacionais e gestão escolar-180h |
|||
5 |
Tecnologias e Sistemas de Comunicação na Gestão Escolar |
30h |
2018/1 |
6 |
Organização e gestão do projeto político-pedagógico da Escola |
30h |
2018/1 |
7 |
Avaliação institucional |
30h |
2018/1 |
8 |
Metodologia do trabalho científico e pesquisa em educação (TCCI) |
60h |
2018/1 |
9 |
Planejamento estratégico de gestão educacional |
30h |
2018/1 |
Eixo 3° - Pesquisa e planejamento voltados a gestão de instituições de ensino-90h |
|||
10 |
Gestão com criatividade no ambiente escolar |
30h |
2018/2 |
11 |
Pesquisa em educação II (TCC II). |
60h |
2018/2 |
Carga horária total do curso |
405 |
Certificação
Ao completar 405 horas do curso referentes aos 3 eixos supracitados e defender com êxito o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o acadêmico receberá o certificado de Especialista em Gestão Escolar.
Coordenação e contato
Prof. Valdivina Vilela Bueno Pagel