A Educação Física é uma área de conhecimento e intervenção profissional. Sua comunidade se dedica à pesquisa e exploração das práticas corporais. Em outras palavras, dedica-se à experimentação da vida no âmbito da cultura corporal de movimento. O Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Educação Física a distância da UNEMAT estabelece as diretrizes e perspectivas para a formação de profissionais a fim de atuarem nos campos relacionados à escola e fora dela. Nele estão articulados os objetivos, conceitos, teorias, linhas de pesquisa, atividades curriculares de extensão, disciplinas, bibliografias, perfil profissional, conhecimentos, habilidades, sensibilidades e valores que possibilitam compreender o campo de intervenção do licenciado e bacharel em Educação Física. O Curso é organizado em duas etapas: uma etapa comum a ambas habilitações e as etapas específicas (licenciatura e bacharelado), conforme previsto na Resolução nº 06/2018/CNE/CES.
Dessa forma, busca assegurar uma sólida formação teórica e interdisciplinar, articulada ao trabalho coletivo, ao compromisso social e valorização do profissional. No intuito de ampliar a experiência formativa, direcionamos 10% da carga horária da matriz curricular para a atividade de extensão, integrada “à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa” (BRASIL, 2018).
Nossa graduação almeja os seguintes objetivos: Geral Formar profissionais em Educação Física com sólida formação cultural, pedagógica, científica, humanista e crítica, preparados/as para intervir acadêmica e profissionalmente nas diferentes manifestações de práticas corporais produzidas pela humanidade, tendo como pressuposto o reconhecimento das dimensões políticas, sociais e éticas do seu fazer pedagógico, baseado no compromisso social, na qualidade e humanização no atendimento aos indivíduos, famílias e comunidades.
Objetivos específicos da Licenciatura - Formar professores/as de Educação Física com amplo e diversificado domínio do campo educacional, tais como: ensino, formação de professores, gestão, pesquisa, cultura; proporcionando o aperfeiçoamento pessoal/profissional direcionado para a atuação no âmbito da cultura corporal sob uma perspectiva democrática. - Propiciar o desenvolvimento de atitudes inovadoras, reflexivas, éticas e democráticas, ancoradas no amplo domínio crítico e compreensão da realidade.
Objetivos específicos do Bacharelado - Formar bacharel em Educação Física com formação humanista, científica, crítica e ética, qualificadora da intervenção profissional fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética nos campos de intervenção profissional da Educação Física; - Propiciar conhecimentos e desenvolvimento de habilidades pertinentes para a atuação profissional nos campos da saúde (coletiva), dos esportes, do treinamento, do lazer, orientados por valores democráticos e cuidado com o público.