O curso de Bacharelado em Turismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), oferecido na modalidade à distância, considera a demanda regional e a necessidade de formar profissionais para atuar no setor turístico que cresce consideravelmente.
Alguns dos objetivos do curso são: buscar o envolvimento contínuo com a comunidade; ser um centro de referência na produção de pesquisa em turismo; desenvolvendo novas tecnologias para serem aplicadas na atividade; valorizar as comunidades tradicionais da região, como os indígenas e assentados, com vistas a possibilitar alternativas econômicas; oferecer suporte técnico ao desenvolvimento no setor público e privado, a fim de fomentar a atividade turística em qualquer região do Estado, atendo as especificidades de cada uma delas; contribuir para a melhor inserção do profissional na sua área de atuação, oferecendo a ele uma visão que possibilite identificar potencialidades, desenvolver novos produtos e geri-los com qualidade e competência.
As habilidades desenvolvidas na formação do futuro profissional são: polivalência de atuação mercadológica, versatilidade profissional, pró-atividade, relacionamento interpessoal, exercício da ética no trabalho, habilidades específicas voltadas para a o conhecimento nas diversas áreas de possível atuação.
Em sua proposta curricular, o curso visa formar um profissional apto a atuar num mercado competitivo e em constantes transformações, cujas opções sejam capazes de provocar impacto na vida social, econômica e no meio ambiente social. O turismólogo estará apto a atuar em duas vertentes distintas. A primeira trata de aspectos referentes ao Planejamento e Gestão de empresas turísticas e a segunda aborda questões voltadas às ações relacionadas à Hotelaria, empresas afins bem como as atividades relativas à Recreação.
Amparado no tripé pesquisa, ensino e extensão, o Bacharelado em Turismo fundamenta-se em duas as linhas de pesquisa e em atividades extensionistas que aproximam a universidade da comunidade local, a saber:
Linhas de pesquisa: 1) Planejamento e Gestão de Destinos Turísticos, cuja ênfase está em analisar aspectos ambientais, ecológicos, socioespaciais e culturais numa análise das potencialidades e limitações para o turismo; 2) Conceitos e Práticas da Hospitalidade com enfoque nos meios de transporte, meios de hospedagem, recreação e entretenimento, gastronomia e eventos.
Atividades extensionistas: Dentre as atividades de extensão prevista no Projeto Pedagógico do Curso, encontram-se: oferta de cursos de extensão com participação de professores, alunos e da comunidade externa; cooperação com a comunidade com a realização de atividades como Planejamento de turismo para os municípios; palestras em escolas públicas e privadas; integração do acadêmico na sociedade com atividades voluntárias; participação em programas comunitários e inserção social; preparação de alunos monitores para cursos de extensão; realização de consultorias para programas de turismo; incentivo ao empreendedorismo.
Estágio Curricular Supervisionado: será realizado após o aluno haver completado 50% do curso com carga horária total de 120h com objetivo de integrar teoria e prática vivenciada em um contexto que envolva diferentes visões e dimensões da realidade sócio-econômica-política-cultural-ética que possibilite a formação de um profissional apto a enfrentar desafios.
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento da capacidade científica, crítico-reflexiva e criativa do acadêmico, articulando seu processo formativo. Nesse momento, o acadêmico desenvolve sua investigação a partir das linhas de pesquisas do curso que auxiliam os acadêmicos na escolha dos temas a serem investigados durante a construção da monografia científica.
Atividades complementares: o acadêmico precisa cumprir a carga horária de 60 horas em atividades complementares que envolvam atividades em ensino, pesquisa ou extensão, devendo ser desenvolvidas pelo acadêmico durante a integralização do Curso. As Atividades Complementares podem incluir atividades desenvolvidas na própria Instituição ou em outras instituições e em variados ambientes sociais, técnico-científicos ou profissionais de formação profissional, incluindo experiências de trabalho, estágios não obrigatórios, extensão universitária, iniciação científica, participação em eventos técnico científicos, publicações científicas, programas de monitoria e tutoria, disciplinas de outras áreas, representação discente em comissões e comitês, participação em empresas juniores, incubadoras de empresas ou outras atividades de empreendedorismo e de turismo.
O Curso de Turismo tem carga horária total de 2.520 horas, sendo integralizados em 7 (sete) semestres. Iniciado em 2017, o curso está sendo oferecido nos Polos de Aripuanã, Guarantã do Norte e Sorriso.