A advogada Jaqueline Albino, servidora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), participou, em dezembro, da Academia de Transferência e Comercialização de Tecnologia para as Américas, no México, sendo a única brasileira a participar do evento.
O curso intensivo teve como organizadores a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Public Intellectual Property Resource for Agriculture (Pipra; do inglês, Recursos de Propriedade Intelectual Pública para Agricultura), organização que auxilia países em desenvolvimento para acessarem novas tecnologias. O evento também teve apoio de instituições mexicanas, da Universidade da Califórnia (UC Davis), da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), entre outros.
A servidora concorreu a uma bolsa de estudos junto a OEA, sendo a primeira brasileira a participar da edição do curso no México. Em suas apresentações, a servidora enfatizou a importância da região do Centro-Oeste brasileira e das instituições de ensino, principalmente a Unemat, como agentes de desenvolvimento regional que podem contribuir no cenário internacional.
A Academia de Transferência e Comercialização teve como foco a formação de líderes e profissionais no tocante à transferência de tecnologia, modelos de negócios tecnológicos e propriedade intelectual, temas que estão relacionados à pesquisa de doutorado da técnica. No curso também tiveram participantes da Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai.