Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

NOVO PORTAL EDUCAPES COMPILA CONTEÚDOS EDUCACIONAIS ABERTOS

Novo Portal EduCapes compila conteúdos educacionais abertos


12/01/2017 10:42:00
Por CAPES
Foto por: Edson Morais - CCS/Capes

O EduCapes pode ser acessado gratuitamente por cidadãos de todas as regiões do Brasi

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponibiliza a partir dessa terça-feira, 27, um novo portal de conteúdos educacionais abertos, EduCapes. O site compila o material didático dos cursos do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e pode ser acessado gratuitamente por cidadãos de todas as regiões do Brasil.

O lançamento do novo portal aconteceu durante a 9ª Reunião Ordinária de Fórum de Coordenadores UAB, no auditório da Capes em Brasília. O EduCapes possibilita o acesso universal a recursos educacionais abertos licenciados voltados a qualquer tipo de atividade acadêmica em qualquer modalidade e em diversos formatos.

Para o diretor de Educação a Distância da Capes, Carlos Lenuzza, a ferramenta é um primeiro passo na criação do legado da Universidade Aberta do Brasil. “No que tange a produção de material didático, de recursos educacionais e do repositório de objetos educacionais ainda engatinhamos nos últimos dez anos. No âmbito da UAB, é importante lembrarmos que são todos conteúdos produzidos com recursos de orçamento do Estado, pagos por todos nós”, afirma.

O diretor destacou o valor do compartilhamento do conhecimento possibilitado pela ferramenta. “Agora, com o EduCapes temos o espaço público com a confiabilidade da Capes para que a própria comunidade cientifica dê continuidade e mobilidade a esse recurso. A inteligência cresce com compartilhamento. Nesse primeiro momento trabalharemos de maneira experimental com a própria rede UAB e assim gostaríamos que todos os atores da Universidade Aberta instiguem o Portal especialmente nesse primeiro momento”, ressaltou Lenuzza.

O EduCapes possui formas de submissão para membros da comunidade acadêmica e deve funcionar em rede com as universidades, afirma o coordenador de Tecnologia em Educação a Distância, Alexandre Martins. “Criamos o alicerce desse produto e apostamos na simplicidade, de maneira que daqui em diante o construiremos de forma coletiva, para termos um portal completo e de alta qualidade disponível a todos os brasileiros”, afirma.

O portal já está disponível para acesso, confira: www.educapes.capes.gov.br

Recursos Educacionais Abertos
Durante o encontro, o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Tel Amiel realizou uma apresentação sobre Recursos Educacionais Abertos (REA). O debate envolveu a política de direitos autorais, focando em direitos de licença livre, como o Creative Commons. “Ao atrelar uma licença livre você antecipa o que você gostaria que fizessem a sua obra em termos de atribuição, natureza dos compartilhamentos, uso comercial e criação de derivados. Quando se trata de recursos educacionais, sugerimos que as pessoas utilizem as licenças mais abertas possíveis, com ampla liberdade de reutilização, para contribuir com um ambiente que estimule a troca e assim a educação”, ressalta.

Em 2014 já são mais de 882 milhões de obras licenciadas em Creative Commons. A apresentação mostrou aos coordenadores como fazer uma licença cc. O pesquisador trouxe também aos presentes a importância dos formatos abertos, com padrões estabelecidos e conhecidos como html, jpg, ogg. “Como criadores de conteúdos educacionais é fundamental pensarmos na importância de um formato padrão e editável. Por que não oferecer esses conteúdos de maneira que as pessoas possam se apropriar mais?”, questiona.

De acordo com Tel Amiel, que acompanha o sistema Universidade Aberta do Brasil desde 2010, a UAB deve ser um espaço privilegiado para esses recursos educacionais abertos. “Quando pensamos na capilaridade do sistema e na quantidade de material didático produzida pela Universidade Aberta, temos duas características da UAB que trazem um mundo de possibilidades para a aplicação de REA no Brasil. Há um crescimento na produção acadêmica sobre o tema que devemos aproveitar”, define.

A UAB deve oferecer um curso sobre Recursos Educacionais Abertos em 2017 e os materiais didáticos utilizados serão posteriormente disponibilizados para o público geral. Acesse o Caderno REA, uma introdução ao tema para educadores.





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD