A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), iniciou o processo de seleção para o Programa de Monitoria Voluntária referente ao ano letivo de 2026. O edital, que opera sob o regime de fluxo contínuo, permite que estudantes auxiliem docentes e outros discentes em atividades didático-pedagógicas extracurriculares durante os períodos letivos 2026/1 e 2026/2.
Diferente de seleções com datas fixas de encerramento, o modelo de fluxo contínuo acompanha o Calendário Acadêmico. As etapas de divulgação de vagas e seleção ocorrem em âmbito local, conforme a necessidade de cada curso e unidade administrativa da instituição. A atividade é não remunerada, mas assegura certificação acadêmica aos participantes que cumprirem o plano de trabalho estabelecido.
Regras e Participação: Para se candidatar, o estudante deve estar regularmente matriculado, ter sido aprovado na disciplina objeto da monitoria e possuir disponibilidade de tempo. O monitor poderá cumprir carga horária de 12 ou 24 horas semanais, respeitando o limite máximo de 24 horas mesmo em casos de atuação em mais de um componente curricular.
No caso específico do curso de Medicina, no Campus Jane Vanini, em Cáceres, as vagas contemplam Unidades Curriculares (UC) Transversais e Longitudinais, adaptando-se à estrutura modular da graduação.
Processo de Inscrição: O interessado deve entrar em contato direto com o professor da disciplina desejada para verificar a oferta de vagas. No anexo VII – Coordenação Local estão disponíveis as unidades administrativas, do Programa Monitoria Voluntária, o nome e e-mail dos respectivos coordenadores locais. A inscrição é efetivada mediante o envio do histórico escolar atualizado, obtido via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), e do termo de compromisso assinado. A seleção consiste em análise documental e entrevista ou avaliação de rendimento acadêmico.
Estrutura de gestão do programa: É dividida entre a Coordenação Institucional e as Coordenações Locais. Enquanto a Coordenação Institucional padroniza e supervisiona o programa de forma macro, a Coordenação Local é o ponto de contato direto dos professores e alunos em cada câmpus, sendo responsável por fazer a seleção acontecer na prática e publicar os resultados locais.