A Pró-reitoria de Ensino de Graduação e a Diretoria de Gestão de Educação a Distância da Universidade do Estado de Mato Grosso lamentam a morte da professora drª. Maria do Socorro de Souza Araújo, aos 70 anos, ocorrido nesta madrugada (03/12) em Cuiabá , em decorrência de câncer de Pâncreas. Ela estava internada desde o dia 07 de novembro no hospital São Matheus.
A professora Maria do Socorro sempre esteve ligada ao curso de Licenciatura em História ofertado na modalidade a distância pela Unemat. Em 2017, quando o curso iniciou, ela atuou como coordenadora de tutoria, e assumiu a função de coordenadora do curso em 2020 , função que exercia até o momento.
Professora dedicada, sempre buscou aliar o ensino, pesquisa e extensão em suas atividades, seja no curso ofertado na modalidade a distância como no curso presencial. Ingressou na Unemat em 1993 tendo assumido diversas funções na instituição e coordenado diferentes projetos de ensino, pesquisa e extensão. Também atuava no programa de pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória) na Unemat. Juntamente com o professor da Unemat, João Ivo Puhl, desenvolveu o estudo que permitiu que Cáceres – MT fosse considerada Cidade Gêmea com San Mathias, na Bolívia, entregue em 2016.
Natural de Patos na Paraíba, antes de formar-se em História, onde seguiu a carreira acadêmica com mestrado e doutorado, a professora Socorro também se formou em Medicina Veterinária. Ela deixa dois filhos: Jussara e Antenor.
O diretor de Gestão de Educação a Distância da Unemat, professor Taisir Karim, lamentou a morte da professora Socorro e afirmou que “a sua luta e força serão sempre reconhecidos. Sua dedicação serve de exemplo para nós colegas e acadêmicos que se inspiram na sua trajetória. À família e amigos deixamos nossos votos de pesar e consideração e pedimos que Deus nos ajude a transformar essa dor em saudade e lembranças”.
O velório da professora Maria do Socorro será na data de hoje (03/12) no salão da Biblioteca Pública Municipal de Cáceres. Nesta quinta-feira (04) o corpo será levado para Cuiabá – MT, onde será cremado.