A Universidade do Estado de Mato Grosso é uma das universidades pioneiras na discussão e oferta de cursos superiores por meio da Educação a Distância no Brasil. E isso muito antes de termos as tecnologias existentes atualmente. O desafio era chegar a quem não podia vir até as universidades existentes. Na Unemat se fala e trabalha pela Educação a Distância há 30 anos., por isso é tão importante lembrar que hoje, dia 27 de novembro, é o Dia Nacional da EaD.
As primeiras discussões para oferta de cursos superiores na modalidade EaD começaram em 1995, num convite do governo do estado para as universidades públicas juntamente com a Seduc construírem alternativas para a formação de professores em nível superior em Mato Grosso. O desafio foi aceito e a Unemat, juntamente com a UFMT construíram a primeira proposta de curso superior por meio da EaD no Brasil, e ajudou a propor uma metodologia de ensino e um material estruturado para os acadêmicos.
A partir de 1999, A Unemat passou a também a formar professores por meio da Educação a Distância, com polos em Jauru e Nova Xavantina e ao longo dessas três décadas, milhares de profissionais foram formados pela Unemat por meio da EaD. A partir de 2010 a Unemat ingressou no Sistema Universidade Aberta do Brasil, (UAB) e também passou a oferecer cursos também de bacharelados e pós-graduações, além das licenciaturas.
Mas os desafios e o compromisso com a formação não pararam no tempo, atualmente cerca de 2 mil alunos estão em formação nos cursos oferecidos pela Diretoria de Educação a Distância da Unemat, e para 2026, outras 3.500 vagas em cursos superiores devem ser abertas por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) do governo federal. Um processo seletivo já está em andamento para novos alunos de Administração Pública e Ciências Contábeis com ingresso já em fevereiro de 2026.