No dia 5 de maio encerra o período de inscrição para os professores interessados nas 105 mil vagas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da ‘Rede Universidade do Professor’. Dentre elas 81 mil foram disponibilizadas na modalidade educação à distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) a UAB ofertará vagas para docentes que atuam nos oito cursos apontados pelo MEC: matemática, química, física, biologia, português, ciências, história e geografia. A proposta da Rede Universidade do Professor é reduzir o número de professores efetivos da rede pública de Educação Básica que lecionam disciplinas para as quais não tem formação adequada. E para isso, ofertará formação em segunda licenciatura para esses professores.
Baseado em Informações do Censo Escolar de 2015 o MEC identificou um grande número de professores dando aula em disciplinas diferentes da sua formação inicial. Por exemplo, na disciplina de Matemática só 48,7% dos professores tem a formação e, em Física, apenas 31,3%.
Os professores só poderão se inscrever para o curso correspondente à disciplina que lecionam na rede pública. As inscrições só podem ser realizadas na Plataforma Freire: freire.capes.gov.br, até o dia 05 de maio. Os resultados serão divulgados até o dia 30 de junho. Os cursos à distância terão início no segundo semestre de 2016. Hoje o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Na hora da inscrição os professores também poderão optar pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor/Presencial). As vagas serão oferecidas no primeiro semestre de 2017.