ÁFRICA DO SUL

CAPES e MEC apresentam políticas para professores no G20


04/08/2025 09:50:00
Por (Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
Foto por: Imagem: CAPES e MEC apresentam políticas para professores no G20 (Divulgação)

Ao participar da 3ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho de Educação do G20, comitiva brasileira apresentou as políticas do governo federal para valorização dos professores. A CAPES e o Ministério da Educação estiveram presentes no encontro com representantes de países que formam o grupo das principais economias desenvolvidas e em desenvolvimento.  

“A presença da CAPES e do MEC no encontro reafirma o compromisso do Brasil com o fortalecimento da profissão docente e com o desenvolvimento de políticas públicas alinhadas aos desafios globais da educação no século XXI”, destacou a diretora de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, Marcia Serra Ferreira, que chefiou a comitiva brasileira.

Durante a reunião, os países do G20 discutiram estratégias para garantir o desenvolvimento profissional contínuo, inclusivo e de alta qualidade dos professores diante dos desafios impostos por um mundo em constante transformação e pelas novas demandas de força de trabalho.

A diretora da CAPES apresentou um conjunto de políticas estruturantes que o Brasil vem implementando para o enfrentamento dos desafios da formação de docentes, como o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB). “São iniciativas que têm ampliado o acesso a uma formação de qualidade em todas as regiões do país”, ressaltou Marcia.

A reunião ocorreu em Durban, na África do Sul, entre os dias 1º e 3 de julho, e teve como tema “Desenvolvimento Profissional da Educação para um Mundo em Transformação”. Pelo Brasil, também participou a coordenadora de Assuntos Multilaterais da Assessoria Internacional do MEC, Michelle Muniz. Durante o workshop “Educação para a Igualdade de Gênero e a Paz: avanços rumo a uma educação transformadora de gênero para todos”, Michele apresentou o Programa Mulheres Mil, que busca a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade a partir dos 16 anos, e o Comitê Permanente de Ações Estratégicas e Políticas para Equidade de Gênero com suas interseccionalidades, da CAPES. Ela também contribuiu na elaboração da Declaração Ministerial do G20.

A comitiva brasileira também falou da iniciativa mais recente do MEC, o Programa Mais Professores para o Brasil, voltado para atrair, alocar e valorizar os profissionais da educação básica no país. No campo do desenvolvimento profissional contínuo, elencou outras ações como o Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB) e o Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec), além da oferta ampliada de cursos on-line e gratuitos por meio das plataformas AVAMEC e AVACAPES.

O G20 é formado por África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Europeia e União Africana. 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvido por: TI/DEAD