EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Novas instituições ofertam cursos de educação inclusiva


06/12/2024 11:55:00
Por (Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
Foto por: Foto: Istock

Atualmente, quatro instituições de educação superior do Rio Grande do Sul estão com as inscrições abertas até 10 de janeiro de 2025 para o Curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Das 50 instituições públicas brasileiras participantes do curso, 26 estão com matrículas abertas para a formação, que, inicialmente, terá oferta de 250 mil vagas. A realização é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). 

No Rio Grande do Sul, as inscrições foram abertas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e na Universidade Federal do Rio Grande (Furg).  

Podem participar da formação professores e gestores da educação básica da rede pública e privada do estado, desde que tenham diploma de graduação em cursos de licenciatura em qualquer área do conhecimento ou diploma de complementação pedagógica equivalente a licenciatura. O edital conjunto pode ser acessado no site da UFSM

Nos cursos em geral, estão aptos a participar professores que atuam em sala de aula da educação básica. Os prazos de término das inscrições variam, pois as instituições possuem processos seletivos próprios. A relação das participantes está disponível na página Cursos Nacionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), no site da Capes. 

O objetivo é formar educadores para desenvolver concepções e trabalhos pedagógicos alinhados com os princípios das políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. O curso também abordará aspectos políticos e legais, bem como participação e direitos humanos relacionados à acessibilidade, intersetorialidade, interculturalidade e interseccionalidade. 

Inscrições – A formação ocorrerá por meio da UAB e terá carga horária de 120 horas. As inscrições já estão abertas nas seguintes instituições: Universidade Federal do Tocantins (UFT); Universidade Federal de Roraima (UFRR); Universidades Estadual e Federal do Maranhão (Uema e UFMA); Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidades Estadual e Federal de Pernambuco (UPE e UFPE); Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp); Universidades Estaduais de Ponta Grossa e Maringá (UEPG e UEM)Universidade Estadual e Federal da Paraíba (UEPB e UFPB)Universidades Estadual e Federal do Rio Grande do Norte (UERN e UFRN)Universidade Federal do Pará (UFPA)Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat)Universidade Estadual do Ceará (Uece)Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)Instituto Federal de Goiás (IFG) e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).  

Todas as informações sobre prazos e documentos necessários para inscrição podem ser acessadas nos links acima.  

Conteúdo – O curso será composto por quatro módulos:   

  • Direitos humanos, diversidade e educação inclusiva;   

  • Desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva;   

  • Currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas; e  

  • Práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola.   

Cada módulo terá leituras de material didático, atividades interativas mediadas pelos tutores, casos de ensino, relatos de experiências com observação e reflexão sobre as estratégias utilizadas. As avaliações ocorrerão mediante elaboração de textos, recursos e projetos.   

A formação pretende promover a reflexão sobre as pluralidades e singularidades de práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem do público da educação especial na sala de aula comum. Além disso, vai contribuir para a elaboração de práticas, recursos e materiais pedagógicos que colaborem para um projeto de escola inclusiva.   

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Capes 





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