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EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Unemat vai ofertar milhares de vagas em curso de capacitação em Educação especial inclusiva


24/10/2024 20:09:00
Por Assessoria Dead/Unemat
Foto por: (Foto: DEAD Design)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio da Diretoria de Gestão de Educação a Distância (Dead) vinculada a Pró-reitoria de Ensino de Graduação, é uma das instituições de ensino brasileiras que vai ofertar milhares de vagas para o curso de capacitação em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.  O curso, destinado a educadores que atuam em sala de aula  será totalmente gratuito, ofertado na modalidade a distância, com carga horária de 120 horas.

A adesão da Unemat junto ao Ministério da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)para a oferta do curso de capacitação já ocorreu e o edital para o preenchimento das vagas ocorrerá nos próximos dias. A expectativa do Ministério da Educação é capacitar cerca de 250 mil professores em todo o país, para isso, mais de 50 instituições de ensino aderiram a parceria.  A Unemat deve abrir cerca de 5 mil vagas nos próximos dias.

Como é o curso:

A formação será por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), que são responsáveis pelo conteúdo. A Unemat ficará responsável pela seleção dos alunos, e dos tutores que vão auxiliar no processo formativo e desenvolvimento das atividades.

O curso é composto por quatro módulos: Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva; Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na perspectiva da Educação da Inclusiva; Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas, e Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola.

Cada módulo terá leitura de material didático, atividades interativas mediadas pelos tutores, casos de ensino, relato de experiências com observação e reflexão sobre as estratégias utilizadas. As avaliações ocorrerão por meio de elaboração de textos, de recursos e de projetos.

Os eixos, os conteúdos pedagógicos propostos e a bibliografia abordados pelo curso estão em conformidade com os marcos legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e com as pesquisas e estudos científicos que orientam a inclusão do público da Educação Especial nos sistemas de ensino comum.

Objetivo do curso é formar educadores para desenvolver concepções e trabalho pedagógico alinhados com os princípios das políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Também abordará aspectos políticos e legais, participação e direitos humanos relacionados à acessibilidade, intersetorialidade, interculturalidade e interseccionalidade.

O curso pretende refletir sobre as pluralidades e as singularidades de práticas pedagógicas no processo de ensino e de aprendizagem do público da educação especial na sala de aula comum, e contribuir para a elaboração de práticas, recursos e materiais pedagógicos que colaborem para um projeto de escola inclusiva.

De acordo com o Censo Escolar do Inep/MEC, de 2023, há no País 1,5 milhão de alunos da Educação Especial matriculados em classes comuns na educação básica da rede pública de ensino. O dado evidencia a importância de investimentos na formação dos professores para o aprimoramento do trabalho pedagógico nas escolas.

Com informações da CGCOM/CAPES

 





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

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