A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), realizou reunião da coordenação institucional e das coordenações locais do Programa de Formação de Células Cooperativas e Solidárias (Focco), no último dia 16 de outubro, no Câmpus de Nova Mutum. Tomaram parte das discussões representantes da Assessoria de Gestão de Políticas Educacionais (APE), da Diretoria de Educação a Distância (Dead) e dos câmpus universitários de Alta Floresta, Barra do Bugres, Cáceres, Diamantino, Juara, Médio Araguaia, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra e Sinop.
Os participantes puderam compartilhar as experiências que estão sendo realizadas pelas células cooperativas e solidárias no que tange à permanência dos estudantes nos cursos de graduação. Na deliberação sobre o planejamento para 2025 está a realização de eventos on-line e presenciais para os bolsistas, encaminhamentos para a produção de e-books e otimização do processo de seleção de novos bolsistas.
“A proeg faz questão de manter a totalidade de 150 alunos em bolsa Focco porque este Programa é uma das bonitas ações da Unemat no processo de formação dos alunos”, defende a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, professora Nilce Maria da Silva. Em sua visão, esta ação propicia que os alunos se ajudem um ao outro no processo de ensino e aprendizagem. “Cada aluno organiza um conjunto de alunos para desenvolver ações que ajudam no processo de permanência dos alunos nos diversos cursos de graduação”.
Esta proposta pedagógica é centrada na cooperação entre alunos e professores e nos pilares da consciência, caráter e competência estratégica, relacional e cooperativa. Foi inspirado no movimento Prece, realizado numa comunidade rural do Ceará a partir das ações do professor Manoel Andrade da Universidade Federal do Ceará. Com 12 anos na Unemat, o Focco possibilita protagonismo aos alunos para o desenvolvimento de temáticas diversas em suas células de aprendizagem.
As trocas realizadas são importantes para o crescimento e a colaboração em conjunto. Para a coordenadora institucional, professora Maria Eloisa Mignoni, “esses encontros têm sido momentos enriquecedores, onde ideias, motivação e parcerias se unem para fortalecer o conhecimento e o senso de pertencimento ao Programa”.
O Focco assume dimensões diferenciadas a partir das demandas locais e da sensibilidade dos bolsistas, conforme se verifica na fala dos coordenadores locais, seja nos cursos de oferta contínua ou diferenciada, presencial ou a distância. Isto porque a “aprendizagem cooperativa e solidária é inclusiva e está mais alinhada ao futuro da educação por ser mais adequada às diversidades que encontramos na Universidade e na sociedade”, aponta a professora Laís Caneppele, coordenadora no Campus de Barra do Bugres.
Para Suzely Paesano Neves, coordenadora no âmbito da educação a distância, o Focco propicia maior “acessibilidade, qualidade na formação, incentivo à autonomia, impacto social e suporte acadêmico, garantindo o alcance dos objetivos acadêmicos e profissionais”.
A partir da experiência no Campus de Pontes e Lacerda, o professor Júnior Martinez destaca que as ações cooperativas e solidárias avançam para compreender melhor as dinâmicas da aprendizagem e da vida, pois "as pequenas pausas ajudam a compreender se a pessoa está no caminho certo, o que possibilita ouvir o próprio coração”.
Participante desde sua implantação na Unemat, a coordenadora no Campus de Cáceres, Renata Cintra, destaca que a aprendizagem cooperativa potencializa as habilidades de cada estudante, partindo dos esforços individuais. Isto “vem evidenciando a possibilidade de realização exitosa na educação superior, permitindo a permanência e aprovação de muitos dos estudantes dos mais diversos cursos”.
Em Tangará da Serra, além dos grupos de estudos das células, os bolsistas são protagonistas do FOCCO no ENEM, um curso preparatório gratuito destinado à comunidade. O projeto teve início em 2017, foi descontinuado em 2020 devido à pandemia, e seu “retorno do se deve à iniciativa dos bolsistas que são os voluntários e proponentes, o que demonstra o espírito cooperativo e solidário do grupo”, aponta o professor Marcus Vinícius Araújo Damasceno, coordenador local.
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