Antonio Carlos Amorim é o novo diretor de Educação a Distância da CAPES, nomeado no Diário Oficial da União no dia 10 de junho. O gestor é professor titular do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e traz, para o novo cargo, seu conhecimento em gestão de grupos diversos. Além disso, tem experiência com pesquisa e foi professor da educação básica. Entre 2018 e 2021, e em 2023-2024, coordenou os programas de pós-graduação em Educação da instituição paulista.
Formado em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) no início dos anos 1990, o diretor desenvolveu interesse tanto pela “docência na educação básica, quanto pela pesquisa na área de educação”. Decidiu, então, realizar mestrado e doutorado, ambos na Unicamp, com foco na formação de professores e nas interações entre ciência, tecnologia e sociedade no currículo escolar de biologia. Concluiu o mestrado em 1995 e o doutorado, em 2000.
Durante sua trajetória acadêmica, Amorim esteve envolvido com a educação básica e superior. Sua experiência inclui o ensino de ciências e biologia em escolas públicas e privadas, além de projetos de extensão universitária. Desde 1997, é professor na Unicamp, onde trabalha com estágio supervisionado e diferentes disciplinas teóricas, que tratam de temas como escola, cultura e linguagens na formação de professores, com foco nas relações entre educação, cinema e minorias.
Ele destaca duas experiências marcantes como professor de educação básica. A primeira foi com uma turma de quinta série (que corresponde ao sexto ano no sistema atual) da cidade de Viçosa (MG) com alunos de idades distintas. “Alguns seguiam o percurso escolar regular, enquanto outros voltavam a estudar após muitos anos. Os desafios eram grandes, e a construção das aulas e a relação com os alunos eram significativas para suas vidas e para a minha, professor em formação”, relembra.
A segunda experiência foi com a educação de jovens e adultos (EJA) em Campinas (SP), com uma sétima série predominantemente composta por adultos. “Esta também é uma lembrança memorável da minha vida de professor da educação básica, pois envolvia alunos com diversas experiências de vida, o que exigia o diálogo constante nas aulas e a definição do rumo das discussões”, lembra Antonio Carlos.
Entre 2020 e 2024, o novo diretor da CAPES foi membro do Comitê de Assessoramento da Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordenando-o nos últimos dois anos. Além disso, Antonio Carlos possui experiência em gestão acadêmica, tendo ocupado diversos cargos na Unicamp e em associações científicas, como a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), onde participou de diretorias e comissões de avaliação.
No trabalho enquanto diretor da CAPES, Antonio Carlos Amorim enfatiza a necessidade de um compromisso com a educação pública de qualidade e a importância de políticas públicas para garantir oportunidades e direitos educacionais amplos, inclusivos e que assegurem as diferenças nas dimensões regional, formativa e subjetiva. Ele acredita que a educação a distância, juntamente com programas de inovação e formação de professores, contribui para a educação no Brasil. Para a equipe, uma curiosidade: conhecido por Toninho, pretende levar o apelido para o cotidiano da Fundação.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES