A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) vai ofertar por meio da Diretoria de Educação a Distância (Dead) quatro especializações lato sensu na modalidade a distância. Os cursos de Cooperativismo Solidário, Educação Especial e Inclusiva, Preceptoria em Saúde Multiprofissional e Tecnologias Digitais e Educação Aberta serão financiados pelo governo federal através da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Os quatro cursos foram aprovados nesta terça-feira (25) pelo Conselho Universitário (Consuni) que se reuniu de forma remota.
O diretor de Ensino a Distância da Unemat, professor Taisir Mahmudo Karim, diz que a expectativa é que os cursos de especialização na modalidade a distância tenham inicio no segundo semestre deste ano. “Foi um processo de diálogo com a sociedade que nos apresentou suas demandas de formação e a Unemat que sempre foi sensível às necessidades da sociedade mato-grossense se mobilizou para atender. A partir dos pedidos que nos chegaram procuramos a pró-reitora de Ensino da Unemat (Proeg), professora Nilce Maria da Silva, para encaminharmos e defendermos essas demandas junto a Capes e ao governo federal que após analisar nossas propostas resolveu financiar esses cursos”, explica o professor.
Com a garantia de recursos federais para a execução das especializações a Proeg e a Dead tramitaram os Projetos Político Pedagógico junto aos conselhos de Ensino, Pequisa e Extensão (Conepe), e Conselho Universitário (Consuni).
Ao todo serão 732 vagas nos quatro cursos, sendo 150 vagas nos cursos de Cooperativismo Solidário e Preceptoria em Saúde Multiprofissional, 225 vagas no curso de Educação Especial e Inclusiva e 207 vagas no curso de Tecnologias Digitais e Educação Aberta. As vagas serão divididas entre os polos de Educação a Distância e o preenchimento das mesmas será por meio de processo seletivo com edital ainda a ser publicado.