A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) deu início na noite de ontem (16) à 2ª edição do Encontro de Educação a Distância. A abertura foi realizada no auditório da Escola Técnica Estadual Professor Adriano Silva, em Cáceres.
Realizado pela Diretoria de Gestão de Educação a Distância (Dead) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), o evento reúne coordenadores de polo, tutores e servidores da modalidade a distância da Universidade de todo o Estado.
Presidente do Fórum Nacional de Coordenadores de Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Elizabete Regina Rossetto ressalta que a educação está cada vez crescendo mais. “Hoje somos mais de 968 polos no País, em cada cantinho tem um, sabe por quê? Porque a UAB vai a cada local que as universidades presenciais não podem chegar”, afirma Elizabete.
O reitor em exercício da Unemat, Alexandre Porto, garantiu aos servidores que, sem eles nos polos acompanhando o processo de graduação e pós-graduação, não haveria no final do processo a qualidade que a Unemat prima. “Não é de hoje que acompanhamos todas estas ações da Diretoria de Educação a Distância, e sabemos o empenho e trabalho de todos os servidores para que formemos nossos alunos com qualidade”, enfatizou Porto.
“Nossa Unemat tem uma história linda de educação a distância: começamos, nós e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em 1999, quando o Brasil ainda não fazia EAD. Somos os pioneiros, desbravamos a educação a distância no Brasil”, conta a pró-reitora de Ensino de Graduação, Nilce Maria. “Nós, naquela época, junto com a UFMT, fizemos o primeiro curso de EAD em Pedagogia no Brasil. Ainda não havia legislação específica e nós criamos, então nós estamos na raiz da educação à distância do Brasil”, disse Nilce.
A palestra de abertura abordou a relação das pró-reitorias de Ensino de Graduação, de Extensão e Cultura e de Assuntos Estudantis com os alunos, e contou com a participação dos pró-reitores de cada pasta, respectivamente, Nilce Maria, Everton Nascimento e Juliana Mattiello. A mediação ficou por conta do diretor de Gestão de Educação a Distância, Taisir Karim. “São três pró-reitorias fundamentais, muito importantes para todos nós, e temos muito que aprender com elas para que possamos dar um atendimento de qualidade aos nossos acadêmicos na modalidade do ensino a distância”, explicou Taisir.
Pró-reitor de Extensão e Cultura, Everton Nascimento considera a Dead como o maior “câmpus” da Unemat. “Sempre falamos isso, essa comparação, que nossa Dead é, sem dúvida, como se fosse o maior câmpus da Unemat”, disse Everton. “E eu me sinto muito feliz de estar aqui por dois motivos: um, para poder falar um pouco sobre extensão, mas também porque eu sou aluno da Dead, pois faço Administração Pública nessa Universidade e eu tenho orgulho de fazer parte também como aluno”, conta o pró-reitor.
A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Juliana Mattiello, também já atuou no EAD como professora e coordenadora do curso de Administração Pública. “Nos alegramos muito ao perceber o quão importante tem sido os cursos de graduação e de pós-graduação a distância da Unemat, ao chegar em lugares que não chegam os cursos presenciais”, assegura Juliana.
O evento continua nesta sexta-feira (17) e sábado (18), no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária, com palestras e rodas-de-conversa abordando ambiência virtual e rotinas, técnicas e procedimentos administrativos, acadêmicos e de gestão, além de compartilhar experiências, desafios, dificuldades e possibilidades em prol de uma boa gestão no ensino a distância na Unemat. O Encontro encerra na tarde de manhã, com reunião do Fórum Estadual de Coordenadores de Polo da Universidade Aberta do Brasil em Mato Grosso (Feicouab-MT), da qual a Unemat faz parte.
A mesa de abertura também contou com a presença do secretário municipal de Educação de Cáceres, Fransérgio Rojas Piovesan; e da diretora político-pedagógica e financeira do câmpus de Cáceres, Rinalda Bezerra.
Contato:
imprensa@unemat.br