Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CAPES sedia encontro nacional de coordenadores da UAB


11/04/2024 16:48:00
Por (Brasília – Redação CGCOM/CAPES)

Imagem: CAPES sedia encontro de coordenadores UAB (Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)

Teve início nesta terça-feira, 9 de abril, o II Encontro Nacional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A reunião tem por objetivo fortalecer a cooperação e a troca de experiências dos diversos agentes da educação a distância superior pública. O primeiro dia de atividades ocorreu no Auditório Anísio Teixeira, na sede da CAPES, em Brasília.

Denise Pires de Carvalho, presidente da Fundação, afirmou que a CAPES defende “uma educação pública, gratuita, emancipatória, laica, socialmente referenciada e de qualidade”. A gestora posicionou o trabalho dos integrantes do Sistema UAB como contraponto ao ensino a distância com fins puramente lucrativos, “sem corpo docente definido e sem uma relação, de fato, entre ensino e aprendizagem”.

 

Imagem: Representantes da UAB de todo o País reunidos na CAPES (Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)

Os temas em discussão englobam experiências formativas de instituições e de coordenadores de polos do Sistema UAB,  complexidade e emergência da EaD de qualidade e caminhos para a regulamentação da EaD no Brasil. O Edital nº 25/2023, que abrirá 290 mil vagas para cursos de graduação e especialização, também se encontra na pauta. O período para submissão das propostas vai até sexta-feira, 12 de abril, e deve ser feito pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). Os resultados preliminar e final estão previstos para maio, nos dias 3 e 31, respectivamente.

Essa é a maior oferta desde a criação do Sistema UAB, em 2006. As turmas serão formadas em municípios mantenedores dos polos EaD-UAB entre julho deste ano e dezembro de 2026. Os cursos propostos pelas instituições deverão pertencer a três áreas: formação de professores e demais profissionais da educação básica (licenciaturas e especializações), formação de agentes públicos, e desenvolvimento econômico social e regional (bacharelados, tecnológicos e especializações).

Suzana Gomes, diretora de Educação a Distância da CAPES, observou que o “Sistema UAB amplia e democratiza a educação pública no interior do País” e ressaltou os números do Programa em 2023: 146 instituições envolvidas, 763 cursos ativos e 975 polos.

 

Imagem: Evento reúne a CAPES, instituições e polos UAB (Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)

Para Edneide Bezerra, presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB – Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes), o encontro é formativo. “Não defendemos a educação a distância sem uma fundamentação epistemológica”, enfatizou. Já Elizabete Rossetto, presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB – Polos, definiu o encontro como “um momento de conhecimento e troca” e disse: “Nós, coordenadores de polos, levamos nossa importância para o crescimento de comunidades nos pontos mais longínquos, mais distantes, do nosso País”.

O encontro segue pelos dias 10 e 11. Na quarta-feira, 10, a Universidade de Brasília (UnB) sediará o Seminário Nacional de Educação a Distância da Associação Universidade em Rede (UniRede),   que é formada por 62 instituições de ensino superior e pesquisa e está presente nas cinco regiões do Brasil.

Sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil
Sistema UAB permite que instituições públicas de ensino superior levem cursos de qualidade, oferecidos na modalidade de educação a distância, a locais distantes e isolados do País, por meio de parceria governamental nas esferas federal, estadual e municipal. Seu propósito é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação, por isso as ofertas são prioritariamente para a formação inicial de professores da educação básica. Atualmente, 70% das vagas vão para a formação inicial e continuada de professores e 30% para cursos na área de administração pública e desenvolvimento econômico, social e regional.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES.
 





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD