Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

FINANCIAMENTO

CAPES concederá bolsas de iniciação à extensão para graduação


26/03/2024 07:13:00
Por (Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
Foto por: Imagem: Imagem ilustrativa (iStock)

A CAPES concederá bolsas de iniciação à extensão (IEXT) para estudantes de graduação. O objetivo é induzir uma formação qualificada e voltada para atividades do tripé acadêmico - ensino, pesquisa e extensão - já com olhar para a continuidade na pós-graduação stricto sensu, em cursos de mestrado e doutorado, e a maior interação com a sociedade. A iniciativa consta da Portaria nº 76/2024, publicada no Diário Oficial da União e no site da Fundação nesta terça-feira, 12 de março. 

Os benefícios farão parte dos Programas estratégicos da CAPES. Os editais desse tipo são voltados para temas tidos como prioritários para o País em ações específicas que requerem trabalhos acadêmicos e científicos. Alguns exemplos são o Programa de Combate a Epidemias, que estimulou pesquisas de enfrentamento à COVID-19, e os Programas de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG). 

Para participar, será preciso estar matriculado em curso de graduação, ser aprovado em processo seletivo a ser conduzido pela instituição de ensino superior e possuir bom desempenho acadêmico. O valor da bolsa será equivalente aos dos Programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que no ano passado teve reajuste de 75% e foram de R$400 para R$700. 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES.





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD