Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

EDUCAÇÃO A DISTANCIA

CAPES altera datas de edital da Universidade Aberta do Brasil


13/03/2024 10:28:00
Por (Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
Foto por: Montagem (Divulgação)

A seleção de 290 mil vagas para a Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem um novo cronograma. A CAPES publicou nesta terça-feira, 6 de março, a alteração do Edital nº 25/2023, em que reabre, até o próximo dia 15, a etapa de articulação de ofertas pelas instituições e Polos de Educação a Distância (EaD) e prorroga todas as datas subsequentes.

Agora, a submissão das propostas no Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes) começará em 18 de março e prosseguirá até 12 de abril. A seleção preliminar está prevista para ser divulgada em 3 de maio, seguido por um período para recurso, de 6 a 10 do mesmo mês. O resultado final e a divulgação das ofertas confirmadas para início do segundo semestre virão em maio, nos dias 17 e 31, respectivamente.

As 290 mil vagas do edital representam a maior oferta desde a criação do Sistema UAB, em 2006. As turmas serão criadas em municípios mantenedores dos polos EaD UAB entre julho de 2024 e dezembro de 2026. Os cursos propostos pelas instituições deverão pertencer a três áreas: formação de professores e demais profissionais da educação básica (licenciaturas e especializações), formação de agentes públicos e desenvolvimento econômico social e regional (bacharelados, tecnológicos e especializações).  

Sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil
Sistema UAB permite que instituições públicas de ensino superior levem cursos de qualidade, oferecidos na modalidade de educação a distância, a locais distantes e isolados do País, por meio de parceria governamental nas esferas federal, estadual e municipal. Seu propósito é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação, por isso as ofertas são prioritariamente voltadas para a formação inicial de professores da educação básica. Atualmente, 70% das vagas vão para a formação inicial e continuada de professores e 30% para cursos na área de administração pública e desenvolvimento econômico, social e regional.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES.





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD