Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

45 ANOS

Universidade do Estado de Mato Grosso completa 45 anos


20/07/2023 13:55:00
Por Nataniel Zanferrari


A Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) completa 45 anos nesta quinta-feira, 20 de julho, iniciando as atividades em comemoração às quatro décadas e meia de sua ideia fundadora.

As festividades serão celebradas no decorrer do ano em diversos momentos em todos os 13 câmpus universitários e na Sede Administrativa da Universidade, bem como em diversos núcleos pedagógicos e polos educacionais de Educação a Distância em todo o Estado.

“Neste dia nós queremos celebrar esta data como aniversário da Unemat, mas queremos também agradecer a todas as pessoas que ajudaram a construir essa grandiosa Instituição que temos hoje: muitos professores, muitos profissionais técnicos, nossos estudantes que estão aí pelo mundo já trabalhando e ajudando a melhorar a sociedade em várias áreas, pessoas da comunidade de nossos municípios, o Estado de Mato Grosso que decidiu assumir uma Universidade pública, gratuita e de qualidade”, lembrou a reitora da Unemat, Vera Maquêa. “Temos muita história para contar, transformamos muito a vida de muitas pessoas, mas temos o potencial para fazer muito mais, e contamos com o apoio de cada um e de cada uma desse Estado” declarou a reitora.

“A partir de hoje passamos à comemoração dos 45 anos da nossa querida Unemat e contamos com a participação de todos os nossos profissionais técnicos, todos os nossos docentes e todos os nossos acadêmicos para esta linda festividade” disse o vice-reitor Alexandre Porto. “Agradecemos a todos que fizeram parte dessa história e parabenizamos a Universidade do Estado de Mato Grosso”, falou Porto

Marcando a data, a Universidade lança sua nova identidade visual, que será aplicada em todos os materiais gráficos da Instituição a partir desta quinta-feira, juntamente com o selo em alusão aos 45 anos.

Flâmulas comemorativas serão descerradas em cada câmpus no dia 7 de agosto, quando inicia o período letivo 2023/2, para que os alunos e professores sejam recepcionados já em clima de celebração.

Já no dia 21 de agosto, a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso realizará Sessão Solene em homenagem aos 45 anos da Unemat, em Cáceres.

Neste dia de aniversário, a Unemat lança a campanha ‘45 Egressas’, que conta a trajetória de 45 mulheres que passaram pelos bancos da Universidade e hoje ocupam posição de destaque dentro de suas áreas. A série será publicada todas as quintas-feiras no decorrer das próximas semanas nas redes sociais oficiais da Instituição.

Também será iniciada a execução do projeto ‘Memória Unemat’, que registrará em vídeo os relatos das pessoas que fizeram e fazem a história da Instituição, para resgatar e contar a história da Universidade. Serão entrevistas com estudantes, professores, profissionais técnicos e membros da comunidade externa que, ao falarem sobre suas histórias de vida, fornecem elementos para traçar um panorama da história da Unemat no Estado de Mato Grosso.

 

45 ANOS DE HISTÓRIA

No dia 20 de julho de 1978, foi criado o Instituto de Ensino Superior de Cáceres (Iesc), que traz em sua história a marca de ter nascido no interior, com a meta de promover o ensino superior e a pesquisa. Em 19 de dezembro de 1985, o Poder Executivo Estadual institui a Fundação Centro Universitário de Cáceres (Fcuc), vinculada à Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Mato Grosso. Em 17 de julho de 1989, passa a denominar-se Fundação Centro de Ensino Superior de Cáceres (Fcesc). 

Em 16 de janeiro de 1992, passa a denominar-se Fundação de Ensino Superior de Mato Grosso (Fesmat), época marcada pela expansão para outras regiões de Mato Grosso: o primeiro núcleo criado fora de Cáceres é o de Sinop, em 1990, seguido pelos de Alta Floresta, Alto Araguaia, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda e Luciara em 1991, Barra do Bugres e Colíder em 1994, Tangará da Serra em 1995 e Juara em 1999.

Em 15 de dezembro de 1993, institui-se a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), transformando em câmpus os antigos núcleos pedagógicos.

Em setembro de 2013, a Unemat recebe em transferência os cursos de graduação em Direito, Enfermagem, Educação Física e Administração oferecidos pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (Uned) e, em dezembro do mesmo ano, a Universidade assume os cursos da União do Ensino Superior de Nova Mutum (Uninova), passando a ter 13 câmpus.

Hoje, cerca de 23 mil alunos são atendidos pela Unemat em 13 câmpus, 21 núcleos pedagógicos e 11 polos educacionais de Educação a Distância, estando presente diretamente em 47 municípios e, indiretamente, em todo o Estado. Atualmente, a Instituição conta com 60 cursos presenciais de oferta contínua, além de 106 cursos em modalidades diferenciadas. Já na pós-graduação, a Unemat possui quatro doutorados institucionais, dois doutorados interinstitucionais (Dinter), três doutorados em rede, 11 mestrados institucionais,11 mestrados profissionais e 18 especializações.

A Unemat, desde sua criação, desenvolve ações pioneiras para atender à população de Mato Grosso e às demandas específicas do Estado, tanto para formação de professores como para formação de diversos profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

O programa Parceladas é criado em 1992 como uma modalidade diferenciada de ensino, com objetivo de atender às demandas de formação de professores em diferentes regiões de Mato Grosso. O modelo de formação presencial oferecido em regime parcelado ou em regime contínuo serviu de exemplo para outras universidades brasileiras.

O ensino a distância passa a ser ofertado em 1999, com objetivo inicial de formar professores da rede pública nos cursos de Pedagogia e Educação Infantil. A partir de 2008, a Instituição integrou o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Em 2010, a Unemat passa a oferecer por meio da UAB cursos de bacharelados, e atualmente oferta cursos de especialização lato sensu em diferentes áreas.

Por meio da Diretoria de Educação Indígena, atual Faculdade Indígena Intercultural (Faindi), a Unemat oferta desde 2001, cursos de licenciaturas específicos e diferenciados para mais de 30 etnias e, em 2023, torna-se a primeira instituição do Brasil a ofertar curso de bacharelado em Enfermagem Intercultural.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

 





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD