Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

GESTÃO

CAPES DEBATE EDUCAÇÃO BÁSICA COM A UNEMAT


29/03/2023 13:25:00
Por (Brasília – Redação CCS/CAPES)

Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, reuniu-se com representantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) na sede da Fundação, em Brasília, na quarta-feira, 22 de março. Em pauta estava uma possível parceria para a formação de professores para a educação básica no Centro-Oeste.

A Unemat está presente em 47 municípios de Mato Grosso, entre campi, núcleos e polos pedagógicos de educação a distância. “A rede Unemat é realmente impressionante, com todo esse esforço de interiorização”, disse Bustamante. A ideia seria aproveitar a capilaridade da Unemat para chegar aos municípios,  responsáveis pela primeira parte da educação básica.

A presidente citou ainda a iminente criação do programa Residência Docente, com 10 mil bolsas para egressos de cursos de licenciatura e professores de educação básica em início de carreira, como um exemplo onde a Unemat poderia ser parceira. “É um número significativo de bolsas de iniciação à docência, que demandam uma articulação das instituições com as escolas. E aí muitas vezes as escolas não têm como se estruturar, precisam de ajuda”, explicou Mercedes Bustamante.

Vera Maquêa, reitora da Unemat, por sua vez, fez uma breve apresentação da pós-graduação da instituição, que conta com 25 programas, e destacou o de Ecologia, primeiro a receber nota 5 da Universidade. “É muito forte a área de meio ambiente, ciências ambientais e ecologia. Temos fortes cooperações internacionais, com um grupo de alunos de Ecologia morando no exterior”, afirmou. Áurea Regina Ignácio, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, adicionou: “O primeiro projeto no Brasil feito para a formação de professores indígenas foi da Unemat”.

Já Ben Hur Marimon Junior, diretor de Internacionalização da Unemat, levantou o fato de que Mato Grosso é um estado relevante no agronegócio, o que, apesar dos ganhos econômicos, tem impactos ambientais. “Podemos ajudar em soluções como, por exemplo, aumentar a produção agropecuária sem derrubar nenhuma árvore e até recuperando passivos que o estado tem”, disse.

Também participaram do encontro Márcio Moura de Castro, coordenador de Fomento a Ações para Redução de Assimetrias da CAPES, e Beatriz Schwantes Marimon, professora sênior da Unemat.

Legenda das imagens:
Imagem dentro da matéria: Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, reuniu-se com representantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) na sede da Fundação, em Brasília (Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD