Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

UAB/UNEMAT forma professora que luta contra discriminação racial


21/03/2023 11:59:00
Por (Brasília – Redação CCS/CAPES)

Moradora e professora na Comunidade Quilombola Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento (MT), Elizabeth Maria Miguel combate, diariamente, na vida e na escola, o preconceito racial. Além de Língua Portuguesa, ela ensina seus alunos a enfrentar a discriminação e a ter orgulho de serem quem são e do lugar onde vivem.

A história de Elizabeth mostra os desafios e as conquistas neste Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março, instituído pelas Organizações da Nações Unidas (ONU).  Com 41 anos, ela, que já é avó, realizou o sonho de ser professora depois de se formar em Letras, em 2021, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa da CAPES que oferta, desde 2007, graduação e especialização a distância em todo País.

Elizabeth, que leciona para três turmas do Ensino Médio na Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição de Arruda, conta que sempre enfrentou a discriminação racial. “Trabalho fortemente essa questão com a minha família e, agora, com os meus alunos, para nos fortalecermos enquanto negros”, ressalta. Ela destaca que as discussões sobre o assunto fazem parte do cotidiano da escola. “Trato desse tema o tempo todo em sala de aula e nas atividades culturais, e busco informações com diversos autores negros para a nossa abordagem na disciplina. É uma oportunidade de valorizarmos e mostrarmos a nossa cultura na escola”, afirma.

Para ela, a luta de um encoraja os outros e é preciso ter conhecimento e consciência para combater a discriminação  racial. “Muitos não gostam de falar. Eu mesmo falava que não tinha racismo no Brasil.  A gente vai ficando mais crítico e percebendo o racismo oculto”, constata Elizabeth, que fez o curso pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), parceira da CAPES na UAB.

A possibilidade ofertada pela Universidade Aberta do Brasil de fazer o curso a distância foi um facilitador para que Elizabeth concluísse o ensino superior. Devido a sua rotina de vida, tinha dificuldade em deixar a comunidade em que mora, na zona rural. Ela se organizava entre as aulas remotas e as presenciais, no polo de Cuiabá, a 60 km de sua casa. “Foi um sonho realizado que tentei muitas vezes”. Após concluir a graduação, conseguiu ter um aumento de salário como professora. “Meu ganho financeiro melhorou muito. Passava muito tempo fora de casa e ganhava pouco e ficava longe dos meus filhos”, descreve Elizabeth, que foi aprovada no processo seletivo da Secretaria de Educação do Mato Grosso.

Sobre o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial
No dia 21 de março de 1960, durante um protesto pacífico que reuniu em Joanesburgo, na África do Sul, 20 mil negros contra a lei que limitava lugares permitidos à sua circulação, 69 foram mortos e 186 feridos por tropas militares do regime do Apartheid. A data do episódio, conhecido com o massacre de Shaperville, foi instituída pela Organização das Nações Unidas, em 1996, com o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

Legenda das imagens:
Banner e imagem 1: Atividades na Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição de Arruda (Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 2: Elizabeth Maria Miguel é moradora e professora na Comunidade Quilombola Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento (MT) (Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 3: Elizabeth Maria Miguel com os seus alunos na Comunidade Quilombola Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento (MT) (Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 4: Elizabeth Maria Miguel com os seus alunos na Comunidade Quilombola Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento (MT) (Foto: Arquivo pessoal)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD