O dia 15 de março foi instituído pelo Congresso Nacional como o Dia da Escola. Mais do que preparar as crianças e adolescentes para provas, essas instituições têm a importante missão de formar as futuras gerações, ensinando, além das disciplinas curriculares, como Matemática, Português, Geografia e Ciências, valores como respeito, honestidade, justiça e solidariedade, regras fundamentais para o exercício da cidadania e o convívio em sociedade.
Assim, num fluxo de melhoria constante da qualidade no ensino oferecido pelas escolas públicas, a CAPES qualifica professores da educação básica desde 2007. São diversas ações de fomento à formação inicial e continuada de profissionais da educação em todo o país. Nesse mês, os bolsistas de graduação em licenciatura pela CAPES já receberam o aumento de 75% no valor de suas bolsas. O auxílio oferecido pelos Programas Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica foi de R$ 400 para R$ 700.
Bruna Louredo é uma entre os mais de 300 mil beneficiados pelo Pibid, desde sua criação. “É fundamental que essa instituição continue esse trabalho de forma brilhante, no investimento em ciência, em pesquisa e em tecnologia”, ressalta a professora que também participou de outro Programa da CAPES: o Residência Pedagógica. Criado em 2018, e com mais de 100 mil formados, tem como alvo os alunos dos anos finais do curso de licenciatura, complementando sua formação prática.
Com bolsas de formação oferecidas pelos Programas da CAPES, mais de 61 mil professores foram habilitados a dar aulas nas escolas do País. Na educação a distância, a Fundação investe, há mais de 15 anos, na interiorização da educação de nível superior. O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem 85% das vagas para as licenciaturas, em mais de 900 polos distribuídos por todo o País. Desses, mais da metade (56%) estão localizados em municípios de médio, baixo ou muito baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM).
Um dos objetivos da UAB, que formou 270 mil alunos desde sua criação, é corrigir um problema que afeta a educação brasileira, principalmente no interior do País: professores não formados nas matérias que ensinam em sala de aula. John Herbert de Souza era um desses casos. Ele lecionava Geografia mas sua formação era em Pedagogia: “Ao fazer o curso, que antes não era oferecido na região, além de ter a formação para atuar na disciplina, adquiri mais conhecimento para poder ensinar melhor meus os alunos”.
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A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
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