Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

IMORTAL

Fundadora da Unemat toma posse na Academia Mato-grossense de Letras amanhã


29/05/2015 16:08:00
Por Nataniel Zanferrari

A professora Olga Maria Castrillon Mendes, uma das fundadoras do Instituto de Ensino Superior de Cáceres (Iesc), célula embrionária da Unemat, toma posse amanhã (29) na Academia Mato-grossense de Letras (AML).

A professora foi eleita em fevereiro para ocupar a Cadeira Nº 15, a mesma que já foi ocupada pelo seu pai, o professor Natalino Ferreira Mendes, que faleceu em 2011, aos 87 anos, e desde então estava vaga. O patrono da cadeira é o bacharel em Direito, Joaquim Mendes Malheiros, nascido em Cuiabá, em 30 de março de 1830.

Olga é a terceira docente da Unemat a se tornar imortal da AML, ao lado de Agnaldo Rodrigues da Silva e Marta Helena Cocco. A Universidade comemora o feito de que, em menos de um ano, três de seus professores foram eleitos para a Academia de Letras.

A professora Olga Castrillon lembra que esse é um momento singular na Academia Mato-grossense de Letras, que vem se renovando e dando espaços para pessoas além de Cuiabá, proporcionando uma pluralidade de olhares. “A Academia é mato-grossense”, destaca a cacerense.

A Academia de Letras é composta por 40 membros e foi fundada em 1921, como Centro Mato-grossense de Letras.

 

A imortal

Olga Castrillon Mendes é uma das fundadoras do Iesc, em 1981, e foi a quarta diretora do Instituto que deu origem à Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente, é professora do curso de Letras do Campus Universitário Jane Vanini, em Cáceres, e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, além de integrar o Centro de Pesquisa em Literatura da Unemat e o Grupo de Estudos Literários e Cultura de Mato Grosso, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD