Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

GESTÃO 2023-2026

Nova gestão da Unemat é empossada


15/12/2022 17:49:00
Por Hemilia Maia
Foto por: Moisés Bandeira

A reitora Vera Lúcia da Rocha Maquêa e o vice-reitor Alexandre Gonçalves Porto, eleitos para o mandato de 2023 a 2026 frente à Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), foram empossados pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Maurício Munhoz Ferraz, que representou o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, neste ato. A cerimônia de posse da nova gestão, realizada nesta terça-feira (13) no Spázio Platinum, em Cáceres, contou com a presença de mais de 300 pessoas e a audiência de outras 944 pessoas pelos canais oficiais da Unemat no YouTube e Facebook.

Durante a cerimônia, o atual reitor Rodrigo Bruno Zanin e a atual vice-reitora Nilce Maria da Silva passaram simbolicamente o comando da Instituição para os novos gestores, que iniciam suas atividades em 1º de janeiro. Os novos gestores empossados emocionaram a audiência com suas trajetórias de vida e academia.

A professora Vera Maquêa reforçou que a universidade pública transforma a vida das pessoas e contou que deseja e sonha com uma universidade “que forme pessoas que construam um país do qual a gente não queira partir, um país que a gente queira estar e trabalhar nele” e justificou contando suas experiências de ter duas irmãs que estudaram fora do país e migraram para os Estados Unidos, assim como a própria filha, que fez mestrado no Canadá e para lá migrou. “É uma grande mentira dizer que as mães criam filhos para o mundo. As mães criam filhos para estar junto do amor absoluto e incondicional”.

A reitora eleita também defendeu a importância de saber para onde ir fundamentada em uma epígrafe do “grande escritor angolano José Luandino Vieira, que diz ‘Mais importante do que saber de onde viemos, é saber pra onde vamos’”, apreendida e reaprendida com os ensinamentos do professor Carlos Alberto Reyes Maldonado e de seus pais.

“Tive a honra de conviver com o Maldonado, uma pessoa que me ensinou muitas coisas, e a principal é que precisamos saber que podemos fazer o que quisermos se soubermos para onde ir e trabalhar para isso. Nesse sentido, também não posso deixar de citar meus pais, que mal sabem escrever e souberam que a educação e a escola eram importantes. Eles me ensinaram que tinha que estudar, mesmo sem saber bem para quê. Mais uma vez aprendi a lição de sonhar, e de sonhar grande. Sonhar grande não é sonhar ter coisas, é sonhar ser, e a Unemat é uma Instituição que sabe para onde vai, tem Planejamento Estratégico e Participativo, tem um Congresso Universitário, temos um Plano de Desenvolvimento Institucional, temos um projeto pedagógico institucional.”

Muito emocionado, o vice-reitor empossado, Alexandre Porto, não deixou de citar a importância de muitas pessoas para a razão de chegar aonde chegou e, em especial, a ex-reitora Ana Di Renzo, do qual foi pró-reitor, e a seus pais.  “É uma honra assumir a direção da Unemat juntamente com a Vera. Hoje é um dia de grande alegria para nós, porém sabemos que grandes responsabilidades vêm com esse cargo que assumimos”, refletiu Porto.

Os gestores que encerram suas atividades em 31 de dezembro se despediram do cargo com inúmeros agradecimentos. O reitor Rodrigo Zanin disse que a ocasião era um dia especial para agradecer, refletir e celebrar. “Agradecer aos acadêmicos, que são o coração dessa universidade, o trabalho coletivo desses quatro anos, a oportunidade de aprender e crescer pessoalmente e profissionalmente a frente desta instituição que proporciona a transformação deste estado”.

Rodrigo fez reflexões baseadas no que chamou dos três grandes desafios ao longo da gestão: o primeiro com relação à perda da veiculação do orçamento da universidade, o segundo a pandemia de Covid-19 que provocou a universidade a potencializar transformações imediatas e o terceiro o enfrentamento do movimento nacional de negacionismo da ciência. Por fim, convidou a todos a celebrar a vida e a existência da universidade pública que faz a transformação nas pessoas e no Estado de Mato Grosso, que é democrática, gratuita e socialmente referenciada. Já a vice-reitora Nilce Maria despediu-se da função com sua marca registrada durante a gestão, a de levar um pouco de leveza aos dias atarefados com um belo poema do escritor Manoel de Barros sobre a arte e seus despropósitos, “O menino que carregava água na peneira”.

Em breve discurso, o secretário de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Mauricio Munhoz Ferraz, destacou: “A Unemat é o principal mecanismo que o Estado tem para a diminuição de desigualdades, por ser uma universidade pública e que trabalha de braços abertos a todos”. O secretário ainda reforçou que a Unemat é também uma história de resistência, além de citar a cultivar de maracujá da variedade Solar, que compõe o portfólio de tecnologia da Unemat e que produz royalties para Mato Grosso, e o Centro de Inovação, Redes Inteligentes e Soluções Criativas da Unemat, o Risc, como exemplos da tecnologia de alto nível produzida na Unemat.

Vera Maquêa é professora de Letras, doutora em Literaturas de Língua Portuguesa e atua na Unemat há 28 anos. Em gestão foi pró-reitora de Ensino e Extensão (Preex), Extensão e Cultura (Proec) e de Ensino de Graduação (Proeg).

Alexandre Porto é engenheiro agrícola, doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes e professor da Unemat há 16 anos. Em gestão é o atual pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg) e já foi pró-reitor de Extensão e Cultura (Proec) e pró-reitor de Gestão Financeira (PGF).

Além do secretário, da dupla de reitores atuais e da dupla eleita, também compuseram a mesa de autoridades a ex-reitora da Unemat e atual vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, a professora Ana Di Renzo, e a prefeita do município de Cáceres, Eliene Liberato. Além dos membros da atual e da vindoura gestão, também estiveram presentes na cerimônia os ex-reitores da Unemat Taisir Mahamudo Karin e Dionei José da Silva.

 

A cerimônia também marcou a posse dos novos pró-reitores, designados por Vera Maquêa e Alexandre Porto, que receberam a pelerine das mãos dos pró-reitores da atual gestão. Foram empossados como pró-reitora de Ensino de Graduação da Proeg, a professora Nilce Maria da Silva, atual vice-reitora; como pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da PRPPG, a pró-reitora Áurea Ignácio, que já esteve a frente da pasta em outra gestão; como pró-reitor de Extensão e Cultura da Proec, o professor Everton Nascimento; como pró-reitor de Administração da Prad, o técnico Miguel Castilho Jr.; como pró-reitor de Gestão Financeira da PGF, o técnico Tony Hirota, atual pró-reitor de Administração; e como pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação da PRPTI, o técnico Darlan Guimarães. A pró-reitora de Assuntos Estudantis da Prae, a professora Kelli Munhoz, não participou da cerimônia por motivos de saúde e receberá sua pelerine em outra oportunidade.

Além de Tony Hirota, encerram os mandatos de pró-reitor Alexandre Porto (Proeg), Anderson Miranda (PRPPG), Leonarda Grillo (Proec), Antônia Pereira (Prae), Ricardo Umetsu (PGF) e Luiz Fernando Ribeiro (PRPTI).

Os diretores dos câmpus da Unemat eleitos para a próxima gestão também tomaram posse e receberam a transmissão de cargos durante a cerimônia, que contou com a presença dos atuais gestores que ocupam a Diretoria Político-Pedagógica e Financeira (DPPF) e a Diretoria de Unidade Regionalizada Administrativa (Dura).

 

Diretoria dos Câmpus

 

 

 

Por Alta Floresta, as atuais diretoras Ivone Vieira da Silva, da DPPF, e Clades Zimmermann, da Dura, que transmitiu o cargo para seu sucessor eleito, José Carlos Antunes de Oliveira.

Por Alto Araguaia, os atuais diretores, Sergio Santos Silva Filho, da DPPF, e Luzirene Pereira Macedo Oliveira, da Dura, que transmitiram os cargos respectivamente para seus sucessores eleitos, Caio Cesar Enside de Abreu e Tiago Pereira Dantas.

Por Barra do Bugres, os atuais diretores Fernando Selleri, da DPPF, e Éder Geraldo de Oliveira, da Dura, que transmitiu o cargo para seu sucessor eleito Rivelino Fulvio Linhares.

Por Cáceres, a atual diretora Leila Valderes de Souza Gattas, da DPPF, que transmitiu o cargo para sua sucessora eleita, Rinalda Bezerra Carlos, e a diretora eleita da Dura, Anderluci dos Santos Zanetti.

Por Colíder, o atual diretor Marcelo Leandro Holzschuh, da DPPF, e a diretora eleita da Dura, Adrielle Pâmala Silva.

Por Diamantino, os diretores eleitos Andre Luis Reis Ribeiro, da DPPF, Welton Neves Vilela, da Dura, que permanece no cargo, agora como diretor eleito.

Por Juara, os atuais diretores Ana Maria de Lima, da DPPF, e Alberto Franchini Angelici, da Dura, que transmitiram os cargos respectivamente para seus sucessores eleitos, Jairo Luiz Falcão Fleck e Howenda Nibetad Baganha.

Por Luciara, o diretor eleito da DPPF, Heitor Marcos Kirsch.

Por Nova Mutum, os atuais diretores Agilson Piquiviqui, da DPPF, e Gicela Terezinha Nicoletti, da Dura, que transmitiu o cargo para seu sucessor eleito Eder Pereira Fernandes.

Por Nova Xavantina, o atual diretor Kleiton de Souza Chagas, da Dura, que transmitiu o cargo para sua sucessora eleita, Josiane Liberato Vilela, e o diretor eleito, Vandoir Holtz, da DPPF.

 

Por Pontes e Lacerda, os atuais diretores Jocilaine Garcia, da DPPF, e Anderson França Rosa, da Dura, que transmitiu o cargo para seu sucessor eleito, Claudeir Dias.

Por Sinop, os atuais diretores Josivaldo Constantino dos Santos, da DPPF, e Reginaldo Lopes Alencar, da Dura, que transmitiram os cargos respectivamente para seus sucessores eleitos, Júlio César Beltrame Benatti e Eduardo Gimenes Volpini.

Por Tangará da Serra, os atuais diretores Ariel Lopes Torres, da DPPF, que agora assume como diretor eleito, e Carolina Tito Camarço, da Dura, que transmitiu o cargo para seu sucessor eleito André Ricardo Cajazeira.

 

A abertura da cerimônia contou com a performance “Viola de Nhô Sate”, da Cia de Teatro Cena Onze, com a participação da Orquestra Sinfônica da Unemat, dirigida pelo maestro Adeilson Gaspar, a transmissão ao vivo do evento pelos projetos de extensão Comunicação & Extensão e Difusão Extensionista, ambos da Unemat, e com a tradução simultânea realizada por cinco intérpretes de libras.

 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: NTI/DEAD