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EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Grupo de Trabalho discutirá educação a distância na pós-graduação stricto sensu


21/01/2022 13:15:00
Por (Brasília – Redação CCS/CAPES)

A Presidente da CAPES, Cláudia Queda de Toledo, nomeou um grupo de trabalho para identificar e propor melhorias aos processos relacionados à avaliação de entrada e permanência de programas de pós-graduação (PPG) stricto sensu, na modalidade de Educação a Distância (GT-EaD). Com isso, a Fundação pretende garantir o atendimento às expectativas de qualidade da comunidade acadêmico-científica e aos padrões esperados para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). A decisão foi tomada após qualificados diálogos com a academia, observando a necessidade de conferir segurança ao tema.

Portaria Gab nº 9/2022, que criou o Grupo de Trabalho-EaD, foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira, 12. Conforme o documento, o colegiado terá como parte de seus objetivos formular propostas e recomendações, ligadas à Educação a Distância na pós-graduação stricto sensu, ao Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) e à Diretoria de Avaliação da CAPES (DAV). Além disso, caberá ao GT-EaD fornecer subsídios para as propostas de cursos novos (APCN) em EaD, no âmbito da Fundação.

Para tanto, o GT se dispõe, ainda, a receber e consolidar propostas e sugestões da comunidade acadêmica que contribuam para as discussões referentes à educação a distância nos programas de pós-graduação stricto sensu. Do mesmo modo, estão previstas a formulação de propostas de seminários e atividades periódicas para instruir e orientar, previamente, as instituições quanto às exigências para a submissão de propostas de cursos novos de pós-graduação stricto sensu na modalidade de Educação a Distância (EAD), de modo a que alcancem a qualidade esperada para o Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Periodicamente, o GT apresentará a evolução dos estudos à comissão do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e à presidência da Fundação. O prazo para a conclusão das atividades do Grupo é 30 de setembro – podendo ser prorrogado. Ao término dos trabalhos, será apresentado um relatório final detalhado, que também será encaminhado ao CTC-ES. Cláudia Queda de Toledo ressalta que isso trará “maior segurança e uma melhor compreensão das instituições de ensino superior sobre as expectativas relacionadas aos pedidos de novos cursos na modalidade a distância”.

Composição
O Colegiado será coordenado pelo professor Robert Evan Verhine. Também integram o GT o professor Carlos Antonio Caramori, representante indicado pelo Colégio de Ciências da Vida, o professor Flávio Augusto Senra Ribeiro, representante indicado pelo Colégio de Humanidades, e a professora Adelaide Faljoni-Alario, representante indicada pelo Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. O GT contará também com os seguintes especialistas em EaD: Carlos Eduardo Bielschowsky, Hilário Alancar da Silva, Kátia Morosov Alonso, Lis Vinhaes Dantas, Maria Luisa Furlan Costa e Sérgio Roberto Kieling Franco. A secretaria-executiva do Grupo de Trabalho será exercida Felipe Formiga Tavares, servidor da CAPES.

Sob a Coordenação do professor Robert Verhine, coordenador da Área de Avaliação de Educação e integrante do CTC-ES, acompanhada pela equipe por ele indicada para compor o GT, a condução das reflexões será permeada de várias atividades para toda a comunidade científica, tais como seminários e lives, além de ampla socialização dos trabalhos sobre o tema. Para enviar contribuições ao GT EAD, mensagens podem ser encaminhadas pelo e-mail  gtead@capes.gov.br

Em vídeo, o professor Robert Verhine orienta sobre a apresentação de cursos novos na modalidade a distância. “O que estamos buscando como essa iniciativa é manter o nível, o padrão de qualidade, dos integrantes do Sistema Nacional de Pós-Graduação”, destaca.

Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria: Imagem ilustrativa (Foto: iStock/ANYABERKUT)

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
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