Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

PUBLICAÇÃO LITERÁRIA

Docente da Unemat lança livro de Matemática Online pela Cultura Acadêmica


07/04/2015 10:44:28
Por Hemilia Maia
Foto por:

O livro “Transformações Expansivas na produção Matemática On-line” da professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) que ganhou o “Selo Cultura Acadêmica” em julho de 2014, acaba de ser lançado pela Cultura Acadêmica. A partir de agora o livro da professora do campus de Barra do Bugres, Daise Lago Pereira Souto, está disponível para download gratuitamente através do endereço eletrônico: http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=493

De acordo com a autora Transformações Expansivas na produção Matemática On-line refere-se a como as tecnologias digitais têm participado das transformações na produção Matemática online. Reflexões teóricas e também análises de dados empíricos, que se fundamentam em cinco princípios de uma das vertentes da Teoria da Atividade, em particular, o que trata das transformações expansivas. 

A obra também se apoia na visão epistemológica associada ao construto seres-humanos-com-mídias, o qual argumenta que a produção do conhecimento se dá na interação entre humanos e não humanos, cada um influindo sobre o outro. A composição de ideias que estruturam este exemplar especifica o modo como os atores não humanos interferem nas transformações qualitativas que ocorrem durante a produção Matemática de professores que participam de um curso a distância online

“A leitura do livro ainda auxilia no entendimento dos diferentes papéis que os atores não humanos desempenham nesse processo e na percepção da complexidade das diferentes formas de organizar e expressar pensamentos que estão surgindo com a ascendência das tecnologias digitais, em particular, com a internet”, explica Daise Souto.

O prêmio recebido pela publicação foi concedido pelo Programa de Publicações Digitais da Pró-reitoria de Pós-graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e da Fundação Editora Unesp. “A obtenção desse selo, que é um processo meritocrático, é uma forma de reconhecimento da qualidade da produção científica que nós professores da Unemat somos capazes de desenvolver”, destacou a professora à época. 

Daise Souto é docente da Unemat nas modalidades presencial e a distância. Doutora em Educação Matemática pela Unesp de Rio Claro, mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (Unijuí), especialista em métodos estatísticos e licenciada em Matemática, com habilitação em Física, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Sua principal linha de pesquisa é a Educação a Distância online. Membro do Grupo de Pesquisa em Informática outras Mídias e Educação Matemática (Gpimem).





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD