A Universidade do Estado de Mato (Unemat) iniciou a emissão de diplomas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. Mais de 300 documentos de graduação já foram gerados por meio da plataforma e a perspectiva é que, a partir das próximas colações de grau, os formandos possam solicitar a emissão de seu diploma de forma totalmente on-line, dentro do Sigaa.
“Isso representa menos papel, mais segurança, transparência, praticidade e economia”, avaliou o Pró-reitor de Ensino de Graduação, Alexandre Porto.
Agilidade
Conforme legislação vigente, as instituições de ensino têm até 120 dias, após a solicitação do aluno, para entregar o diploma. Com essa emissão pelo sistema, os prazos poderão ser reduzidos para 15 dias. “Com a pandemia e adequação do sistema, existe uma demanda grande na confecção dos documentos. Estamos colocando todos os processos em dia para, a partir do próximo ano, todo o processo ser gerado de forma on-line”, explicou o Supervisor de Expedição e Registro de Diplomas, Sergio Murilo Carvalho.
Autenticação do diploma
Outra vantagem do diploma emitido pelo Sigaa é que o próprio sistema possui mecanismo de autenticação, gerando um código de validação pela internet. “Isso facilita e agiliza muito os processos de registros nos órgão de classe, por exemplo, que até então solicitavam documentalmente a veracidade do diploma junto à Universidade”, disse Porto.
Solicitação pela internet
Com a adequação do sistema, a perspectiva é que, a partir do próximo ano, os formandos possam solicitar a confecção de seu diploma de forma on-line, também pelo Sigaa. Tudo muito simples e rápido.
Diploma Digital
O Diploma Digital é uma solução desenvolvida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). A Unemat, com a adesão da emissão dos Diplomas pelo sistema Sigaa, já está em fase de estudo e preparação para implantação de módulo da RPN para diploma digital. O estudante vai poder solicitar e receber o seu diploma on-line.
Com a novidade, além de modernizar os processos de emissão de diplomas e dispensar a emissão e arquivamento de documentos de papel, é possível garantir a autenticidade dos diplomas digitais e evitar quaisquer irregularidades.