Acontece nos dias 2 e 3 de dezembro a segunda etapa do encontro Nacional dos Programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), organizado pela CAPES com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento será em Brasília, na sede da Fundação, e terá transmissão ao vivo pelo canal da Agência no Youtube.
A mesa de abertura, às 14h30, no dia 2, contará com a participação Carlos Lenuzza, diretor de Educação a Distância e de Formação de Professores da Educação Básica (DED e DEB), Luiz Lira, coordenador-geral de Programas e Cursos em Ensino a Distância, Lorena Damasceno, coordenadora-Geral de Formação de Docentes da Educação Básica, Bruno Nunes, coordenador-Geral de Supervisão e Fomento e Alexandre Póvoa, coordenador-Geral de Inovação em EaD. Todos são integrantes da Fundação.
A programação segue das 15h às 17h30 com a participação de Marilza Regattieri, diretoria de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica (DPR/CAPES) e Maria da Glória Ferro, coordenadora Geral do Parfor na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Elas debaterão as parcerias da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) junto à UAB, assim como a ressignificação da prática docente por meio do Parfor.
No segundo dia, às 14h serão apresentadas as relatorias das mesas técnicas seguidas por debates sobre cenários, desafios e avaliações dos Programas UAB e Pafor. Outros temas como o Ciência é 10!, o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), ou o novo edital UAB também farão parte dos diálogos.
A mesa de encerramento será às 17h e terá, além de Carlos Lenuzza, a participação de Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, Cintia Boll, pró-reitora de Graduação da UFRGS e Nadja Maria Lima Maciel, coordenadora do Parfor na Universidade Federal de Feira de Santana (UEFS) e presidente do Fórum de Coordenadores Institucionais do Parfor.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES