Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

UAB

UAB completa 15 anos presente em 850 municípios


14/06/2021 09:37:00
Por (Brasília – Redação CCS/CAPES)

Neste dia 08 de junho, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) completa 15 anos. O programa conta com 890 polos espalhados Brasil afora, seja na região da Amazônia, no interior do Nordeste ou em áreas de fronteira, no Sul do País. Realidades distintas que evidenciam o alcance da iniciativa que começou em 2006.     

Pela modalidade de educação a distância (EaD), o Sistema UAB leva a universidade pública a locais distantes e isolados do País, facilitando iniciativas que estimulam a parceria governamental federal, estadual e municipal, com 133 instituições de ensino superior. O objetivo é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores, com ofertas de vagas prioritariamente voltadas aos profissionais que trabalham na educação básica.

"O Sistema UAB, juntamente com outros programas, representa a importante atuação da CAPES na formação de professores da educação básica, missão assumida desde o ano de 2007”, destaca Cláudia Queda de Toledo, presidente da Fundação. Para ela “A UAB prova sua relevância estratégica no momento em que a educação a distância assume o protagonismo no cenário educacional”. O programa chega ao seu 15º aniversário “mostrando-se como modalidade educacional fundamental, quando a educação mundial enfrenta desafios, devido a pandemia provocada pela COVID-19”, completa.

Com 121 mil alunos matriculados, o sistema UAB está presente em 850 municípios de todas as regiões do País. “Isso demonstra o potencial de atendimento e de capilaridade desse importante programa”, ressalta Carlos Lenuzza, diretor de Educação Básica da CAPES. Na sua avaliação, “a formação de professores da educação básica, que é uma das missões da Fundação, está sendo concretizada nos últimos anos, em grande parte, por meio da oferta de cursos do Sistema UAB”.  

Legenda das imagens:
Banner: Logotipo da Universidade Aberta do Brasil - UAB (Foto: CAPES)
Imagem 1: Polo UAB de Foz do Iguaçu (Foto: Divulgação Polo UAB Foz)
 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD