Em sua terceira edição, o Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, possibilita que professores e demais profissionais da educação participem com a escrita de resumos expandidos e relatos de experiência.
Os resumos expandidos são voltados para pesquisas parcialmente ou totalmente concluídas e no corpo do texto deve conter introdução, metodologia, resultados e considerações finais.
Já os relatos de experiências são a oportunidade para divulgação de práticas educativas diferenciadas e de vivências do educador, em que ao se redigir o texto necessita de uma introdução, discussão e considerações finais.
O espaço para discutir ideias, pesquisas e práticas é um dos pilares da educomunicação e a apresentação de trabalhos no evento permitirá conhecer um pouco da pluralidade e diversidade em ações educomunicativas desenvolvidas no cotidiano dos professores, em especial, em tempos de pandemia.
Para Antônia Alves, coordenadora do Educom.Jor e do Colóquio, “uma das áreas da Educomunicação que dá sustentação ao paradigma é a reflexão epistemológica, pois é o que garante que a prática dialogue com a teoria. É justamente o que vai nos ajudar a perceber como o uso das mídias vem sendo apropriado pelos educadores em termos de relações dialógicas, de metodologia participativa e empoderamento dos atores sociais envolvidos no processo”.
Recomenda-se aos autores que em sua escrita estabeleçam a relação entre a teoria utilizada e de que forma ela foi aplicada na pesquisa nos resumos expandidos. E que dialoguem com outros textos sobre práticas semelhantes nos relatos de experiência.
Outro ponto é a metodologia, que é a parte que você explica o caminho que percorreu e os procedimentos utilizados para os resultados obtidos, e por isso precisa ser clara, para que valorize a sua escrita e fundamente o seu trabalho.
Apesar de o evento ter como temática principal a educomunicação, também serão aceitos trabalhos que abordem outros conceitos presentes na perspectiva da educação midiática. Permitindo assim, que abordagens sobre as aulas remotas e em diferentes perspectivas do uso das mídias e dos recursos tecnológicos possam ser detalhados nos resumos expandidos e relatos de experiência.
COMO PARTICIPAR
Os participantes poderão se inscrever com apresentação de trabalhos no 3º Colóquio Mato-grossense de Educomunicação até o dia 18 de outubro, pelo endereço eletrônico: https://eva.faespe.org.br/3educom.
Na página da inscrição encontram-se os modelos para resumo expandido e para relato de experiência, com informações sobre quantidade de páginas, formatação e escopo do texto que deverá ser redigido.
O evento é gratuito, totalmente virtual e conta com sete eixos temáticos, no qual o autor e co-autores dos textos deverão observar qual dos eixos melhor se adapta ao seu trabalho e se inscrever nele.
Os eixos são os seguintes:
Eixo 1 .Educomunicação, Infância e Juventude;
Eixo 2. Educomunicação, Mídia-Educação, Educação Básica e BNCC;
Eixo 3. Educomunicação, Jornalismo e Cidadania;
Eixo 4. Educomunicação, Meio Ambiente e Saúde;
Eixo 5. Educomunicação e Políticas Públicas;
Eixo 6. Práticas Educomunicativas;
Eixo 7. Outras temáticas.
Após receber o aceite de seu trabalho, com data provável para 30 de outubro, o autor do trabalho terá até o dia 10 de novembro para enviar o texto com os ajustes apontados pela Comissão Científica, juntamente com os slides que serão utilizados em sua apresentação e um vídeo falando sobre seu trabalho. Isso será necessário como complementação à apresentação oral, caso haja problema de conexão do apresentador no dia do evento.