A Universidade do Estado de Mato Grosso realizará na próxima semana, de 04 a 06 de agosto a Semana Pedagógica do Ensino Remoto Emergencial. O objetivo é possibilitar aos professores da UNEMAT um diálogo sobre o ensino remoto, cujas aulas começam dia 10 de agosto. .
A situação de distanciamento social e de suspensão das atividades pedagógicas presenciais, em virtude da pandemia, fizeram as universidades públicas construir alternativas emergenciais para a retomada das aulas de forma remota.
A vice-reitora da Unemat, professora Nilce Maria da Silva, explica que “como se trata de uma oferta de ensino diferenciada, a gestão convidou professores especialistas em Educação a Distância para contribuir com a formação dos professores da universidade para esta dinâmica, para dialogar sobre EaD e ensino remoto, diferenças e possibilidades, para este momento de emergencialidade”. Ressalta-se a importância da participação de todos os professores da instituição nas palestras que acontecerão sempre no período vespertino e serão transmitidas pelo canal Unemat Oficial, na plataforma do YouTube.
Para participar da Semana Pedagógica do Ensino Remoto Emergencial da Unemat, o professor só precisa acessar o canal do YouTube nos dias e horários das palestras.
Programação
Dia: 04-08-2020
Horário: 13h30min
Palestra: Ensino Remoto Emergencial e EaD: organização e possiblidades
Profª. Dra. Patrícia Alejandra Behar
Dia: 05-08-2020
Horário: 14h
Palestra: Sala de aula virtual: planejamento e possibilidades
Prof. Dr. Everton Ricardo do Nascimento
Prof. Ms. Diógenes Antonio Marques José
Dia: 06-08-2020
Horário: 14h
Palestra: Como ensinar ativamente online?
Prof. Dr. Jose Manuel Moran Costas
Quem são os palestrantes
Profª. Dra. Patrícia Alejandra Behar
Professora titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Visitor Professor pelo Programa Fulbright no Teachers College da Columbia University (2018-2019). Possui bolsa de Produtividade em Pesquisa (DT/Cnpq), nível I. Mestre (1991-1993) e Doutora (1994-1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância (EAD) e Informática na Educação. Atua, principalmente, nos seguintes temas: desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), produção e avaliação de materiais educacionais digitais, arquiteturas pedagógicas, modelos pedagógicos para EAD, competências em EAD, recomendação pedagógica em EAD, formação de professores em AVAs. Coordena o Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED/Cnpq) da Faculdade de Educação (FACED) e vinculado ao Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), desde 2000. Desenvolveu o ambiente virtual ROODA, utilizado como uma das plataforma de EAD da UFRGS em cursos presencias e totalmente a distância. Membro do comitê IFIP (International Federation for Information Processing) Technical Committee 3-Education. Autora dos Livros Modelos Pedagógicos em Educação a Distância, pela ArtMed: Porto Alegre, 2009; Competências em Educação a Distância pela Penso: Porto Alegre, 2013 e Recomendação Pedagógica em Educação a Distância, pela Penso: Porto Alegre, 2019. Ganhadora do Prêmio Capes de Tese – Edição 2012 na área Interdisciplinar, como orientadora. Membro da Rede Nacional de Ciência para Educação. Coautora de um dos documentos temáticos Competências Socioemocionais, Metacognição e Tecnologia Educacional, 2016.
Prof. Dr. Everton Ricardo do Nascimento
Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Estado do Mato Grosso (2004). Pós Graduado em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras e Mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É professor adjunto da Universidade do Estado do Mato Grosso, com experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Organização, Sistemas e Métodos, atuando principalmente nos seguintes temas: análise, governança e gestão organizacional. Foi também Coordenador do Estágio Supervisionado do Curso de Ciência da Computação na Universidade do Estado do Mato Grosso, no campus de Barra do Bugres - MT, atuando também junto à Faculdade Intercultural Indígena com projetos de extensão voltados para a comunidade acadêmica indígena, tendo desempenhado ainda o cargo de Diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas do campus Unemat de Barra do Bugres/MT. Atualmente é Assessor de Gestão de Formação Regular junto à Pró-reitoria de Ensino de Graduação da Unemat.
Prof. Ms. Diógenes Antonio Marques José
Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2014). Possui Pós-Graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS, 2009) e Tecnologia de Redes com Cabeamento Estruturado (RDE) pela Universidade Fedeal de Lavras (UFLA, 2006). É bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat, 2005). Atualmente é professor titular da Unemat, no curso de Ciência da Computação do câmpus de Barra do Bugres. Tem experiência em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos com interesse nos seguintes temas: redes móveis, roteamento de redes e IoT (Internet of Things). Coordena o laboratório de Redes de Computadores do câmpus da Unemat em Barra do Bugres e é membro do grupo de pesquisa Modelagem Matemática e Pesquisa Operacional na Unemat.
Prof. Dr. Jose Manuel Moran Costas
Nascido na Espanha, naturalizado brasileiro. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado (1982) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1987). Foi professor de Novas Tecnologias na Universidade de São Paulo (aposentado). Professor, Pesquisador, Conferencista e Orientador de Projetos de transformação da Educação com metodologias ativas e modelos híbridos.