Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

EVENTO

Curso de Matemática da UAB/UNEMAT promove palestra online


27/06/2020 09:00:00
Por Equipe DEAD/UNEMAT

Na próxima terça feira dia 30/06/2020 as 19h o curso de matemática de são Félix do Araguaia irá promover a palestra com o professor Marcos Borges, com temática "investigação matemática na sala de aula". 

Algumas tendências metodológicas têm contribuído para que tenhamos posturas e olhares diferentes sobre a aula de Matemática. Nesta conversa trataremos de uma delas, a investigação matemática.

Ela surge para contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem ao promover o desenvolvimento do pensamento matemático e a capacidade do aluno em trabalhar de forma autônoma. Como diz João Pedro da Ponte, diretor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, investigar é “uma capacidade de primeira importância para todos os cidadãos e que deveria permear todo o trabalho da escola, tanto dos professores como dos alunos”. Este pesquisador diz que em contextos de ensino e aprendizagem, investigar, significa “trabalhar a partir de questões que nos interessam e que se apresentam inicialmente confusas, mas que conseguimos clarificar e estudar de modo organizado.”.

Assim, apresentaremos algumas atividades para que o participante possa vivenciar uma atividade investigativa e ser o responsável em descobrir e justificar suas descobertas. Ao professor caberá a postura de não fornecer respostas ou métodos, mas, a de provocar os alunos a procurá-las.





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD