Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

HACKATHON DIGITAL

Acadêmicos de Sistemas de Informação e Administração Pública da DEAD/UNEMAT participaram do desafio global Hacking Help 2020


29/05/2020 09:51:00
Por Comunicação UNEMAT e Equipe DEAD

O HACKING.HELP é um hackathon on-line e gratuito, criado para desenvolver e reunir soluções para os problemas que nossa sociedade enfrenta como resultado da crise do COVID-19.

O evento é organizado pela equipe HACKING.RIO, empresas parceiras e voluntários da comunidade de tecnologia e educação. Foram 42 horas de maratona, realizada de 22 a 24 de maio de 2020, em que alunos de todo o Brasil e de países de língua portuguesa uniram forças para criar soluções inovadoras.

Todos os participantes tiveram acesso a mentoria e conteúdos educacionais exclusivos, que contribuirão para o aperfeiçoamento individualmente e da equipe no desenvolvimento de soluções capazes de contribuir com a melhoria da vida de todos nós.

Unemat/Hacking + Help: A participação no evento foi fruto de mais uma parceria firmada pela Agência de Inovação da Unemat, que envolveu cerca de 30 professores e 100 alunos. Professores e técnicos da Unemat participaram do Hacking + Help como mentores voluntários. 

A seguir a tutora a distância Ediléia Gonçalves do curso de Administração Pública relata como foi a experiência vivenciada no Hacking Help.

“Além do prazer em atuar como mentora técnica num evento internacional de grande relevância, tive a alegria de articular juntamente, com as coordenações dos cursos de Administração Pública e de Sistemas de Informação a distância e com suas equipes de tutores presenciais a participação dos nossos alunos. O apoio e dedicação desses tutores na divulgação do evento, certamente, contribuiu para que um número significativo de alunos desses cursos aceitassem participar desse desafio incrível e de muito aprendizado”.

Alguns Acadêmicos da DEAD/UNEMAT tiveram a oportunidade de participar do evento, como os alunos do curso de Sistemas de Informação do polo de São Félix do Araguaia, Vera Lúcia Pereira da Silva, Daniela Gomes Luz, Marinalva Gomes dos Santos e Marcondes Monção de França. Do polo de Vila Rica participaram os discentes Maria Aparecida Silva da Cruz, André Luiz Pires Guimarães, Marineuza Matos da Silva e Valdeir de Souza Queiroz.

 

Alguns acadêmicos de sistemas de informação da DEAD/UNEMAT/UAB deram depoimentos:

 

Vera Lucia Pereira da Silva polo de São Félix do Araguaia: a minha participação no HACKING HELP rio 2020 foi  pouca não porque não queria mais pela internet ruim mais o pouco que participei de algumas live foi muito bom a parte que falou da busca pela a solução do covid- 19, a live do DJ enfim todos muito interessante, pena que não consegui acessar a plataforma e integrar com o meu grupo e na maioria das vezes pegava algumas informação do grupo do whatsApp enfim foi minha primeira HACKING HELP muito construtivo mais porém confesso minha participação foi pouca mais gostei estão todos de parabéns .

 

MARINALVA GOMES DOS SANTOS polo de São Félix do Araguaia: HACKING HELP do pouco que acompanhei, sim gostei das live um conteúdo maravilhoso e bem construtivo.

 

Marineuza Matos da Silva polo de Vila Rica: Eu gostei demais foi uma experiência única consegui aprende muitas coisas e conhecer pessoas, foi incrível na próxima espero está dentro de novo.

 

Valdeir de Souza Queiroz polo de Vila Rica: Foi uma experiência incrível, sou aluno do curso de Sistemas de Informação e participar do evento Hackathon foi ótimo porque permite uma visão de pessoas de fora, ou seja, mais de 80 instituições em ensino em prol de soluções reais. Gente que usa a tecnologia e a inovação para quebrar padrões. Quero parabenizar a todos pelo evento organizado, as empresas parceiras e voluntários da comunidade de tecnologia e inovação. Obrigado a todos, este é um evento para um mundo melhor.

O coordenador do curso de Sistemas de Informação da UAB/UNEMAT Prof. Antônio Carlos Pereira dos Santos Junior e os mentores do evento representando a UNEMAT agradecem a parceria dos tutores presenciais Alex Pablo Schirmbeck Barros do polo de São Félix do Araguaia e Leonice Pereira Ferreira Aguiar do polo de Vila Rica pela intermediação das ações durante o evento.

Participaram também do Hackaton acadêmicos do curso de Administração Pública da DEAD/UNEMAT: 

Pedra Preta – Tutora Amanda

Taisa Maiara, Virginia de Souza Alves dos Santos, Eraldo Dias Pedroso Junior, Marleia Aparecida de Carvalho, Livia Helena Reis, Renato Soares da Silva e Mirelly Silva e Souza

Vila Rica – Tutora Helena

Alcione Souza Pacheco Castro, Antonia Lucilene Pereira Pinto, Edileuza Cortes da Silva, Eliene Lopes de Oliveira, Jonathan Mendes Martins, Leonardo Martins da Silva, Thayla Naguisia Gomes de Almeida e Vaneila Leidiane da Silva Machado.

Pontes e Lacerda - Tutora Patrícia

Gonçalina Gonçalves do Carmo

Campo Verde - Tutora Carmem

Edilson Mota dos Santos, Daiane Santos A. Vilas Boas de Souza, Ailton Soares de Lima, Ronei Vilas Boas de Sousa, Tânia Volante e Anderson Walker.

Juina - Tutora Rosimeire

Everton Henrique de Souza e Fabiane Vanusa Gossler de Lima.

Diante da participação dos alunos do Curso de Administração Pública, a coordenadora Profa.  Dra. Juliana Mattiello agradece o envolvimento dos tutores a distância que se dedicaram na divulgação e incentivo dos nossos alunos. Com certeza essa experiência será importante na formação dos participantes do evento.

Resultados: O primeiro lugar de melhor instituição de ensino por número de inscritos e participação no pódio foi dividido entre a Unemat, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Instituição de Ensino Superior no Rio de Janeiro (Unisuam).

A equipe Avança Nortão/Cobed19 do curso de sistemas de informação da UNEMAT Campus de Sinop disputou o cluster Saúde com a criação da Clô, uma assistente virtual que informa o hospital mais próximo e os leitos disponíveis para atendimento da Covid-19, deu aos alunos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) o primeiro lugar no hackathon internacional Hacking + Help, com direito ao prêmio de 2.500 reais, três meses de mentoria e a possibilidade de investimento no projeto. 





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD