Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

TECNOLOGIA

Comunidade acadêmica contará com nova internet na Unemat


16/03/2020 08:53:00
Por Hemilia Maia

A comunidade acadêmica da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) contará com melhorias exponenciais quando o assunto é internet. O novo contrato firmado com a Operadora Oi permitirá um aumento de 1.800% do tamanho do link com um acréscimo de apenas 36% de investimento ao contrato anterior.

O pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação, Luiz Fernando Caldeira Ribeiro, reforçou que todos os câmpus da Instituição, assim como a Reitoria, serão beneficiados pelo novo contrato, licitado em 2019, em atendimento as reivindicações da comunidade acadêmica.  

Segundo Dhyego Silva Domingos Brandão, diretor Administrativo da Central de Tecnologia da Informação (CTI) da Unemat, a implantação dos novos links começou este mês em caráter experimental e será concluída ainda neste semestre.

Em Alto Araguaia, o diretor político-pedagógico e financeiro do câmpus, Sergio Santos Silva Filho, já teve a chance de experimentar os novos links em reunião por videoconferência com membros da Faculdade de Letras, Ciências Sociais e Tecnológicas (Falect) e das coordenações dos cursos de Ciência da Computação e Letras do câmpus com servidores da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), em Cáceres, e aprovou as mudanças. 

“No dia 10, conseguimos pela primeira vez, realizar uma reunião por videoconferência. Tratamos de assuntos pedagógicos emergenciais e da realização de processo seletivo. Utilizamos apenas um celular com o Google Meet instalado, internet Wi-fi do câmpus e uma caixinha de som. A reunião aconteceu rapidamente e conseguimos resolver problemas, que não fosse pela nova internet, exigiriam viagens e muito tempo de estrada”, contou Sergio.

O aumento da largura de banda proporcionará mais agilidade na troca de informações para atender as necessidades da comunidade acadêmica como a utilização de internet para a realização de reuniões de trabalho multicâmpus, reuniões com agentes externos, qualificação e defesas de dissertações e teses, entre outras atividades acadêmicas.

No caso das videoconferências já haveria significativa economia de recursos públicos. Com o uso da tecnologia é possível reduzir os deslocamentos e consequentemente, o número de diárias, automóveis e combustíveis na Universidade que possui 13 câmpus universitários, dois câmpus avançados, 11 polos pedagógicos e 8 núcleos pedagógicos distribuídos pelo estado de Mato Grosso. 





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD