Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

ENSINO SUPERIOR

Profissionais da UAB/Unemat são formados como Embaixadores da Capes


07/11/2019 15:38:00
Por Assessoria, com Redação CCS/CAPES

O profissional responsável pela equipe de TI, Antonio Carlos Pereira dos Santos Junior, e o Técnico Douglas de Carvalho, ambos da Diretoria de Gestão de Educação a Distancia da Unemat tornaram-se Embaixadores para Recursos Educacionais Abertos no Brasil (REA). No país, somente trinta profissionais associados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foram formados como primeiros embaixadores para REA.

Os recursos educacionais abertos são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público ou licenciados de maneira aberta, permitindo tanto a utilização quanto a adaptação por terceiros. O uso desse formato fornece uma alternativa aos altos custos da educação e tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos.

Esses embaixadores são, majoritariamente, servidores técnicos e docentes vinculados a 13 instituições de ensino superior, espalhadas por todas as regiões do Brasil. A iniciativa foi criada para estabelecer no País uma rede de promoção e discussão sobre os Recursos Educacionais Abertos. As atividades tiveram uma carga horária básica de 60 horas cumpridas em ambiente virtual.

Antonio Carlos, conhecido como Linkon, afirmou que se tornar um embaixador “é a oportunidade de auxiliar a comunidade na divulgação e implementação de uma política de acesso aos REA e na perspectiva de contribuir para a democratização do acesso à educação”.

Para Douglas de Carvalho, "A experiência em se tornar um Embaixador REA se torna uma grande tarefa, tendo em vista os novos paradigmas da Educação ligados à difusão tecnológica, a escassez da temática em nosso Estado e principalmente pela atuação dentro de uma Universidade Pública que preza pelo Ensino a Distância".

A formação dos embaixadores foi precedida por um curso introdutório sobre o REA, concluído por cerca de 85 pessoas. A partir dessa experiência, foi organizada uma segunda etapa, voltada à instrução e reflexão locais sobre o tema. O material usado nas atividades está disponível no site cursos.aberta.org.br e pode ser acessado por qualquer pessoa interessada no assunto.

O curso de extensão foi oferecido pela Iniciativa Educação Aberta em parceria com a Capes, a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Acesse na íntegra: http://www.capes.gov.br/36-noticias/9826-embaixadores-da-capes-promovem-educacao-aberta





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD