RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

Edição nº 12 de Outubro de 2019 da InfoCapes traz uma seção sobre REA e Embaixadores.


10/10/2019 14:48:00
Por InfoCAPES 2019: Edição de Outubro/2019

Curso contribui para disseminar Recursos Educacionais Abertos

Antonio Carlos Pereira, professor do curso de computação na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), “não conhecia nada” sobre os Recursos Educacionais Abertos (REA) há pouco mais de um ano. Hoje, ele faz parte de um seleto grupo de embaixadores espalhados pelo território nacional para disseminar o tema. Tal mudança de rumo foi possível graças a um curso de extensão oferecido pela Iniciativa Educação Aberta em parceria com a CAPES, a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“A partir do curso consegui compreender a proposta, o movimento em si”, revela Antonio Carlos, que trabalha em Cáceres (MT). “Me sinto até privilegiado por, em tão pouco tempo, conhecer essa iniciativa e, agora, estar ajudando na divulgação”. Além dele, existem outros 29 embaixadores para REA, vinculados a 13 instituições de ensino superior espalhadas por todas as regiões do Brasil.

Os Recursos Educacionais Abertos são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer mídia, que estão sob domínio público ou licenciados em livre acesso, permitindo tanto o seu uso quanto adaptação. A função dos embaixadores é atuar como multiplicadores para disseminar o conceito de REA com o objetivo de ampliar o público usuário.

Segundo João Libório, da licenciatura em computação na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o curso “contribuiu muito” para sua atuação profissional, sobretudo nos trabalhos desenvolvidos junto ao Núcleo de Educação a Distância da instituição e ao programa Pró-Inovalab, que incentiva o uso de tecnologia nas aulas.

“A cada semana, nós fazemos oficinas com os professores. Ali, já estamos introduzindo a publicação de conteúdo como recurso aberto”, conta Libório, que desde a conclusão do curso tem incentivado o compartilhamento de material produzido pelos professores de acordo com a proposta do REA.

Formação - Os embaixadores da CAPES para Recursos Educacionais Abertos são servidores técnicos e docentes associados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O curso foi criado para estabelecer no País uma rede de promoção e discussão sobre o REA. As atividades tiveram uma carga horária básica de 60 horas, cumpridas em ambiente virtual.

“A nossa ideia era formar e identificar. Queríamos saber quem eram as pessoas que podiam compor essa rede”, destaca Tel Amiel, professor da Faculdade de Educação da UnB e um dos idealizadores do curso. “Com os embaixadores, queremos criar algumas ações bem concretas de formação local, usar essa rede para capilarizar o processo”, explica o docente, que também é coordenador da Cátedra UNESCO de Educação a Distância.

A formação dos embaixadores foi precedida por um curso introdutório sobre o REA, concluído por cerca de 150 pessoas. A partir dessa experiência, foi organizada uma segunda etapa, voltada à instrução e reflexão locais sobre o tema.

“O primeiro curso nos deu o embasamento para saber o que é REA. No segundo, era botar a mão na massa, conhecer a nossa universidade, ver se o pessoal sabia o que era REA ou não. Fizemos pesquisa também com as pró-reitorias e com os colegas”, afirma Verônica Antunes, pedagoga que atua na Diretoria de Educação a Distância do campus de Bagé (RS) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Todo o material utilizado durante o curso de formação de embaixadores está disponível no site cursos.aberta.org.br e pode ser acessado por qualquer pessoa interessada no assunto.





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvido por: TI/DEAD