Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

EGRESSO

Egresso do curso de licenciatura em Ciências Biologias da DEAD/UNEMAT publicou seu TCC em revista científica


20/09/2019 11:50:00
Por Equipe DEAD/UNEMAT

O Egresso Edmar Ibraim dos Santos que cursou Licenciatura em Ciências Biológicas pela DEAD/UNEMAT/UAB no polo de Jauru em conjunto com o seu orientador professor Dr. Valvenarg Silva e os coautores: Enf. Esp. Andressa Juliana da Silva, Me. Benhur da Silva Oliveira, Me. Taniele Carvalho de Oliveira e Dr. Rafhael Felipin Azevedo publicaram o artigo do seu Trabalho de Conclusão de Curso na revista Scientific Electronic Archives da Universidade Federal de Mato Grosso.

Com o título “Perception of risks to the use of agrochemicals by high school students in rural areas in the District of Lucialva, Jauru - MT” o artigo trata da percepção dos riscos ao uso de defensivos agrícolas por estudantes do ensino médio em áreas rurais no distrito de Lucialva em Jauru-MT.

A pesquisa foi realizada com a aplicação de questionário aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, unidade escolar que tem como característica atender alunos do perímetro rural e urbano do distrito de Lucialva em Jauru-MT.

Os dados foram coletados individualmente por meio da aplicação de um questionário semiestruturado de acordo com objetivos da pesquisa, consistindo de perguntas que contemplou inicialmente as informações gerais do participante (sexo, idade e residência (rural ou área urbana) e, depois, de 14 questões que procuravam entender a percepção dos alunos entrevistado sobre agrotóxicos e seus possíveis efeitos à saúde humana e ao meio ambiente.

De acordo com os resultados da pesquisa os dados analisados demonstram um cenário preocupante, em que foi observado que os alunos possuem pouco conhecimento sobre os agrotóxicos e seus malefícios, ao mesmo que comprovadamente tem contato direto ou indireto com eles.

A presente pesquisa mostra a necessidade de programas/projetos que prestam assistência técnica as famílias e a comunidade sobre os riscos eminentes de intoxicação com os agrotóxicos, bem como a necessidade do ensino e aprendizagem focada na educação ambiental na utilização racional e seguro dos agrotóxicos, garantindo assim qualidade de vida para essa população.

O artigo pode ser acessado pelo link: http://www.revista.seasinop.com.br/index.php?journal=SEA&page=article&op=view&path%5B%5D=755&path%5B%5D=pdf





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: NTI/DEAD