Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

EMBAIXADORES DA CAPES PROMOVEM EDUCAÇÃO ABERTA

Embaixadores da CAPES promovem educação aberta


17/09/2019 16:27:00
Por Redação CCS/CAPES

Trinta profissionais associados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foram formados como os primeiros embaixadores para Recursos Educacionais Abertos (REA) no País. O curso de extensão foi oferecido pela Iniciativa Educação Aberta em parceria com a CAPES, a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Esses embaixadores são, majoritariamente, servidores técnicos e docentes vinculados a 13 instituições de ensino superior espalhadas por todas as regiões do Brasil. A iniciativa foi criada para estabelecer no País uma rede de promoção e discussão sobre os Recursos Educacionais Abertos. As atividades tiveram uma carga horária básica de 60 horas cumpridas em ambiente virtual.

“A nossa ideia era, por um lado formar, mas, por outro, identificar. Queríamos saber quem eram as pessoas que podiam compor essa rede”, destaca Tel Amiel, professor da Faculdade de Educação da UnB e um dos idealizadores do curso. “Com os embaixadores, queremos criar algumas ações bem concretas de formação local, usar essa rede para capilarizar o processo”, explica Amiel que também é coordenador da Cátedra UNESCO de Educação a Distância.

A formação dos embaixadores foi precedida por um curso introdutório sobre o REA, concluído por cerca de 150 pessoas. A partir dessa experiência, foi organizada uma segunda etapa, voltada à instrução e reflexão locais sobre o tema. O material usado nas atividades está disponível no site cursos.aberta.org.br e pode ser acessado por qualquer pessoa interessada no assunto.

REA

Os recursos educacionais abertos são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público ou licenciados de maneira aberta, permitindo tanto a utilização quanto a adaptação por terceiros. O uso desse formato fornece uma alternativa aos altos custos da educação e tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD