Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

UNEMAT ENTREGA 189 NOVOS PROFISSIONAIS À SOCIEDADE MATO-GROSSENSE

Unemat entrega 189 novos profissionais à sociedade mato-grossense


03/09/2019 09:38:00
Por Nataniel Zanferrari

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) entregou na noite de ontem (29) 189 novos profissionais à sociedade mato-grossense em cerimônia realizada no Iate Clube de Cáceres.

São novos advogados, agrônomos, biólogos, cientistas da computação, contadores, enfermeiros, médicos, pedagogos e professores de Educação Física, Geografia, História, Letras e Matemática.

A cerimônia marcou o término do período de colações de grau da Unemat do semestre letivo 2019/1, iniciado no dia 6 de agosto com a colação do Câmpus de Juara.

Em Cáceres receberam grau os formandos das turmas presenciais de Agronomia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina e Pedagogia do Câmpus Universitário Jane Vanini, de Cáceres. Também colaram grau duas turmas de Pedagogia na modalidade Ensino a Distância, um do Polo Pedagógico de Cáceres e uma de Campo Verde.

O agora médico Kilder Carmo dos Santos afirma que a felicidade de receber grau é indescritível. “Mesmo o curso de Medicina sendo muito novo, me proporcionou uma experiência fantástica”, disse o bacharel em Medicina.

Já a bacharel em Direito cuiabana Letícia Soares Ribeiro afirma ter sido muito bem acolhida em Cáceres. “Sinto muita gratidão por este tempo que acolhida na cidade e na Universidade pelos professores e amigos que fiz aqui”, contou a nova advogada. “O curso de Direito aqui na Unemat pra mim é um dos melhores, e eu acredito que tenho todo um suporte para seguir para a próxima fase na profissão, seja advocacia, seja concurso”, disse Letícia.

Agora licenciada em História, Michelly Fernanda Rodrigues Leite, afirma sentir alívio e satisfação com a conquista do diploma. “Fico com um sentimento de dever cumprido”, disse a graduada.

O reitor Rodrigo Bruno Zanin defende que a colação de grau é um momento ímpar. “Nós realizamos ensino, pesquisa e extensão, mas este é o momento mais especial, o momento em que prestamos contas para a sociedade e entregamos de volta profissionais formados, resultado de todo o investimento que a sociedade faz na Universidade pública”, explica o reitor.

Representando o governador Mauro Mendes na carimônia, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e ex-reitor da Unemat, Adriano Aparecido Silva, conta que o Governo do Estado reconheço a Unemat como uma das maiores obras de Mato Grosso “Não só pelas produções científicas, mas também pelo desenvolvimento social e econômico que a Unemat causa ao retornar profissionais qualificados para a sociedade em todo o Estado”, disse Adriano.

A diretora político-pedagógica e financeira do Câmpus de Cáceres, Zulema Netto Figueiredo, lembra que o curso superior proporciona uma melhoria na vida das pessoas. “A formação profissional é muito importante para garantir melhorias não só nos aspectos socioeconômicos dos nossos formandos, mas também no desenvolvimento do Estado de Mato Grosso”, disse a diretora.

A vice-reitora Nilce Maria da Silva, também lembra da melhoria que a Unemat causa na vida de seus graduados. “Fica a sensação de dever cumprido pela universidade: ela é pública e gratuita, e agora entregamos para a sociedade os profissionais formados, e com qualidade, porque a universidade proporciona ensino, pesquisa e extensão para os alunos, e isso os qualifica para melhorar a sociedade e a vida das pessoas, principalmente as que mais necessitam, porque a vida dos formandos já mudará”, disse a vice-reitora.

Além do reitor, do presidente da Fapemat, da diretora político-pedagógica e financeira do câmpus e da vice-reitora, compuseram a mesa de autoridades o diretor administrativo do câmpus, Luiz Wanderlei dos Santos, e o diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Jane Vanini de Cáceres, Victor Henrique Prado Cruvinel.

Também estiveram presentes os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Anderson Fernandes de Miranda; de Extensão e Cultura, Leonarda Grillo Neves; de Administração, Tony Hirota Tanaka; e de Planejamento e Tecnologia da Informação, Luiz Fernando Caldeira Ribeiro.

Os diretores das faculdades e os coordenadores de curso também participaram, bem como representantes da Diretoria de Educação a Distância (Dead), da Supervisão de Apoio Acadêmico (SAA) do câmpus e do Sindicato dos Técnicos de Ensino Superior de Mato Grosso (Sintesmat).





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD