Neste domingo, dia 08 de março, comemoramos o Dia Internacional das Mulheres. Instituído em 1960, a referida data consolidou-se como símbolo de homenagem às mulheres.
Ao realizar um percurso histórico sobre o tema, nos deparamos com grandes acontecimentos que contribuíram para a criação de uma data especifica para realização das homenagens.
O primeiro a ser citado, trata-se de um incêndio ocorrido na fábrica Triangle Shirtwaist, nos Estados Unidos, em março de 1911, em que trabalhadoras, ao reivindicarem melhores condições de trabalho, foram carbonizadas como forma de repressão à greve. Outro fato bastante relevante que incidiu na criação de um dia para as mulheres, refere-se as manifestações feministas realizadas por associações de mulheres, durante a Revolução Russa, que só teve inicio em outubro de 1917, mas já dava indícios de sua existência em março do referido ano, na qual as operárias do setor de tecelagem iniciaram uma greve que reivindicavam a ajuda dos operários no setor de metalurgia. Ao longo do século XX ocorreram diversas manifestações que tiveram como líderes, militantes femininas, tornando-se comum a reivindicação dessa classe por melhorias e igualdade no setor de trabalho, dentre outros aspectos.
Na década de 60, o mês de março foi se tornando um marco de luta das mulheres, frequentemente, o dia 08 era escolhido para a efetivação das homenagens direcionadas a elas, data esta que acabou se consolidando como o Dia Internacional das Mulheres, dia em que as mulheres são reverenciadas por sua luta, perseverança, determinação e conquistas. Nesse sentido, externamos a todas Elas nossa gratidão e respeito.
Feliz Dia Internacional da Mulher!