Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

ACADÊMICOS DE LETRAS ESPANHOL APRESENTAM SARAU ARTÍSTICO E LITERÁRIO COM TEMÁTICA DO TROVADORISMO

ACADÊMICOS CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA ESPANHOLA APRESENTAM EM SARAU ARTÍSTICO E LITERÁRIO COM TEMÁTICA DO TROVADORISMO


13/11/2018 15:17:00
Por GENI CONCEIÇÃO FIGUEIREDO ZACARKIM
Foto por: Polo UAB

Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, na modalidade educação à distância, vinculado à Diretoria de Gestão de Educação à Distância da UNEMAT, Polo de Cáceres, promoveram o Sarau Trovadoresco-Cáceres, no último sábado, dia 10 de novembro. O evento é parte de atividades acadêmicas um desenvolvido nos polos de Cáceres, Colíder e Cuiabá, cujo objetivo é estimular a oralidade e a escrita dos alunos, de maneira criativa, crítica e reflexiva a partir de obras de autores da Península Ibérica do Trovadorismo. Essa atividade agregou as disciplinas de Teoria Literária I, a partir da qual os alunos acionaram, entre outros, os conhecimentos de estilística para a análise das produções de Dom Dinis, Gonzalo de Berceo, Paio Soares Taveirós, Jorge Manrique, entre outros autores ibéricos; em Língua Espanhola III além de contextualizar a produção trovadoresca que se desenvolveu na região de Castela, Galícia, Leão e Aragão (todas na atual Espanha) entre o final do século 12 e meados do século 14, os alunos  tiveram que apresentar o repositório de informações não apenas literárias, mas também histórico-culturais e em História da Língua Portuguesa , os eventos linguísticos a serem analisados foram retirados dos Cancioneiros, termo que designa as coletâneas das cantigas medievais, dentre os quais se destacam o Cancioneiro da Ajuda, Cancioneiro da Vaticana, Cancioneiro da Biblioteca de Lisboa.

Como componentes da banca de as professoras opinaram...

“O Sarau Trovadoresco possibilitou aos acadêmicos enriquecer as apresentações das pesquisas realizadas. Através da dança, figurino, culinária, cenário e música exploraram a poesia e a prosa medievais, num evento científico gracioso. Essa atividade contribuiu para a formação dos futuros professores, no sentido de abordar temáticas da Língua e literatura a partir de propostas diferentes e inovadoras”, comentou a professora Kelsse Boffulin.

Por sua vez, a professora Francineli Lara afirmou que: “partindo do princípio que arte é cultura e cultura é linguagem, o Sarau Trovadoresco-Cáceres, do último sábado, além de contribuir para o enriquecimento de competências daqueles que o constituíram, possibilitou uma mostra da diacronia do que hoje consideramos nossas literaturas. Os alunos, sem desperdício de esforço, transportaram para nossa atualidade artes e dizeres à muito distantes, quase esquecidos, e de forma criativa e inovadora nos deliciaram com as apresentações. Constatei, através dos seus trabalhos, um futuro prometedor e esperançoso para tão nobre profissão, que tantas vezes cai no olvido, e da qual, muito me orgulho de fazer parte, assim sendo: um Salve aos futuros professores. Um Salve a ressignificação de ensinar, - para que a sala de aula seja um espaço de intercâmbio de informação, sempre atual e atrativo”.


Galeria de fotos relacionado

Letras Espanhol: SARAU ARTÍSTICO E LITERÁRIO COM TEMÁTICA DO TROVADORISMO





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD