Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

O TOTEM – SUAS ORIGENS NA PRÉ-HISTÓRIA: ATIVIDADE DO CURSO DE ARTES VISUAIS

O Totem – Suas Origens na Pré-História: Atividade do Curso de Artes Visuais


12/11/2018 18:08:00
Por DEAD
Foto por: Polo UAB

A Avaliação Presencial dos Alunos do 3º Semestre do Curso de Artes Visuais (DEAD) da disciplina História das Artes Visuais I, sobre a ministração da Professora Cilene Leite de Mello aconteceu no dia 10/11/2018 na UAB Sorriso –MT das 13:00 às 17:00 h.

O tema da avaliação foi: O Totem – Suas Origens na Pré-História. A avaliação se deu através de uma recapitulação da Aula sobre a Pré-História, o surgimento do Totem e seu significado para aquela época, para os povos pré-históricos e indígenas. Algumas lendas e histórias pré-históricas foram levantadas para a então prática da confecção do Totem. Muito criatividade, uso de materiais das artes visuais, e boa vontade dos alunos, surgiram obras de arte confeccionadas expressando a simbologia do povo daquela época, demonstrando sua religiosidade, seu cotidiano, sua magia, expressados então, consideradas em nossos dias, em obras de arte.

O mais impressionante é que enquanto os alunos do curso de Artes Visuais estavam estudando o tema, e confeccionando esses totens, a Unemat (Universidade do Estado de MT), em comemoração aos seus 40 anos, no dia 08/11 iniciaram os eventos comemorativos em com o descerramento do totem “Criação da Unemat” às margens do Rio Paraguai, no Cais da Praça Barão do Rio Branco, em Cáceres.

O totem foi instalado a sombra da árvore Chuva de Ouro, à Rua Marechal Deodoro, que nos anos 1970 testemunhou as reuniões informais de professores que sonharam trazer Ensino Superior à Cáceres, no interior do estado de Mato Grosso.

Ou seja, acompanhamos a evolução do conceito de Totem, desde a antiguidade até os nossos dias, onde na antiguidade era considerado um objeto que servia como símbolo sagrado de um grupo social (clã, tribo) e era considerado como seu ancestral ou divindade protetora. E em nossos dias tornou-se um painel, um emblema onde se faz uma publicidade de uma determinada empresa. A UNEMAT escolheu o Totem para contar um pouco da sua história, de tudo o que se passou para se tornar essa instituição forte e que faz a diferença na vida dos cidadãos mato-grossenses.

Os alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais puderam demonstrar um pouco do seu aprendizado, do seu saber, do seu esforço.


Galeria de fotos relacionado

O Totem – Suas Origens na Pré-História: Atividade do Curso de Artes Visuais





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD