Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

78 NOVOS PROFISSIONAIS RECEBEM GRAU PELA UNEMAT EM COLÍDER

78 novos profissionais recebem grau pela Unemat em Colíder


08/10/2018 16:57:00
Por Nataniel Zanferrari
Foto por: Moisés Bandeira

O Câmpus Universitário do Vale do Teles Pires, em Colíder, entregou 78 novos profissionais à sociedade mato-grossense no dia 22 de agosto, em cerimônia de colação de grau realizada no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Porteiras Abertas.

A reitora da Unemat, Ana Di Renzo, entregou o grau de licenciados para os formandos dos cursos de Ciência da Computação e Geografia. Os graduados pela UAB/Unemat nos cursos de Administração e Pedagogia também receberam das mãos da reitora o grau de bacharéis e licenciados, respectivamente.

Em nome de toda a comunidade acadêmica do Câmpus Universitário do Teles Pires, o diretor administrativo Ilson Henrique Moreira entregou uma lembrança em homenagem à reitora Ana Di Renzo e ao vice-reitor Ariel Lopes Torres, que finalizam sua gestão este ano. “Vocês fizeram parte da nossa história. Não tenho palavras para descrever a honra que foi poder trabalhar com vocês”, disse Ilson durante a entrega.

Durante seu discurso, a reitora lembrou que muitos não colocavam fé no projeto da Universidade do Estado de Mato Grosso em seu início. “Estou na Unemat há 31 anos. Eu conheci a Unemat com apenas 300 alunos. Conheci Colíder em 1992. Eu era um jovem, me formei lá no Paraná e alguém me chamou para trabalhar em Cáceres. Meus colegas me chamaram de louca, mas eu acreditei no projeto, na ideia, e ela rendeu frutos”, contou a reitora, pedindo aos formandos que sempre tenham fé e acreditem na Unemat enquanto projeto de transformação para o povo mato-grossense. “Eu quero vocês jurem uma coisa: que vocês defendam a Unemat, a universidade pública, porque há muita gente que precisa estudar e não tem condição de pagar, e a única oportunidade de estudo para estas pessoas é a Unemat”, pediu a reitora.

O diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus de Colíder, Ralf Hermes Siebiger, contou aos alunos que o diferencial da formação deles pela Unemat é que esta formação é completa. “A experiência de vocês na Unemat lhes proporciona três vieses na formação: a docência, a formação para pesquisa e a formação em uma área de conhecimento”, explicou o diretor. “Isto é proporcionado pela Unemat por ela ser uma universidade pública, que possui ensino, pesquisa e extensão e, por isso, vocês saem daqui pesquisadores, professores e profissionais, e peritos dentro de uma área de conhecimento. E isto é muito gratificante para a equipe da Unemat, porque nós vemos isto transparecer m vocês, e nós vemos também a diferença que isso faz na sociedade”, disse Ralf.

O prefeito de Colíder, Noboru Tomiyoshi, também deu destaque ao poder de transformação da Unemat e de quem se gradua nela. “A Unemat é o orgulho do Estado de Mato Grosso, onde vocês possuem a capacidade de transformar vidas, pegar uma rocha bruta e transformá-las em verdadeiras joias. Com a capacidade de envolvimento de vocês, vocês fazem esta grande transformação”, discursou o prefeito. “Precisamos nos comprometer com os alunos para que outras pessoas também tenham a mesma oportunidade que vocês tiveram”, explicou Noboru aos formandos.

A oradora do curso de Geografia, Talita Nogueira Morais, lembrou aos seus colegas e todos os presentes os caminhos que levaram à formatura e formação de sua turma. “Tivemos uma formação produzida por professores e alunos, em elos criados que giram em torno de aspectos relacionados ao mundo, no qual tem lugar a geografia, a sociedade, o espaço, a política e o ensino”, disse Talita. “Nestas articulações também houve gratas surpresas e amizades conquistadas”, falou a oradora.

 

Já o orador da turma de Administração Pública, Brener de Souza Cruz, ressaltou a vitória que foi receber o grau em sua área. “Esta turma de Administração Pública conversou e bagunçou, sonhou e estudou, mas, mais do que tudo isso, conquistou o direito de serem chamados administradores”, enfatizou Brener.

A pedagoga Edna Adriana da Silva conta que se sente realizada, pelo fato de conquistar a sua segunda graduação pela Unemat. “Pedagogia é o curso que eu sempre quis fazer. Me formei em Ciência da Computação e, quando a Unemat abriu a turma de Pedagogia, não tve dúvidas e ingressei novamente”, disse Edna.

O graduado Hélcio Ribadávia de Souza, agradece por ter conquistadosua nova profissão. “É uma iensa satisfação pessoal, uma vez que, para se cursar uma universidade hoje em dia, é muito difícil por diversas situações, então diante de todos os obstáculos eu consegui me formar licenciado em Geografia”, disse Hélcio.

A mesa de autoridades foi composta pela reitora, Ana Maria Di Renzo; pelo vice-reitor, Ariel Lopes Torres; pelos diretores do Câmpus, Ralf Hermes Siebiger e Ilson Henrique Moreira; pelo prefeito Noboru Tomiyoshi; pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodrigo Bruno Zanin; pelo diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Ivan de Sousa Soares; pelo coordenador do curso de Ciência da Computação, Francisco Sanches Banhos Filho; pela coordenadora do Polo da UAB em Colíder, Vilma Barbosa de Oliveira; pelo secretário municipal de Educação, Márcio Fernandes Alves Sobrinho; e pelo presidente da Câmara Municipal de Colíder, José Élcio de Matos.





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD