Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

UNEMAT FORMA 25 ALUNOS NA PRIMEIRA TURMA DE ENSINO SUPERIOR EM ÁGUA BOA

Unemat forma 25 alunos na primeira turma de ensino superior em Água Boa


08/10/2018 16:53:00
Por Nataniel Zanferrari
Foto por: Moisés Bandeira

Uma turma de 25 formandos do curso de Letras da UAB/Unemat colou grau no dia 16 de agosto, na Câmara Municipal de Água Boa. Os formandos receberam o grau de licenciados em Letras com habilitação em Línguas e Literaturas Portuguesa e Inglesa das mãos do diretor  político-pedagógico e financeiro pro tempore do Câmpus Universitário de Nova Xavantina, Cesar Crispim Vilar, que representou a reitora Ana Di Renzo no evento.

A cerimônia também contou com a graduada Edna Gomes de Moraes interpretando uma música e o graduado Ivan da Silva Pereira declamando uma poesia.

“Foram quatro anos de convivência, mesmo que online na maior parte do tempo; de encontros e desencontros, de desafios. Tivemos muitos problemas, sim, muitos, mas tivemos muito mais alegrias, conquistas, realizações”, disse a oradora da turma, a graduada Aline Fernanda Moresco. “Que as nossas vidas profissionais sejam tão abençoadas quanto a nossa graduação, com tantos anjos para nos ajudarem quanto tivemos nestes quatro anos!”, pediu Aline.

“A Unemat está completando 40 anos, e nestas quatro décadas sempre teve um ideal comum: a interiorização do Ensino Superior no Estado de Mato Grosso”, afirmou o diretor Cesar Crispim Vilar. “Nós chegamos em cidades do interior e, nestas cidades do interior, assim como na própria Unemat, nós temos uma característica muito importante: a proximidade que nós criamos entre professor e aluno. Além de muito importante, isto é um diferencial da Unemat. Esta proximidade nos torna mais humanos, e esta humanização do ensino é fundamental, sobretudo para vocês, que trabalharão com ensino”, afirmou Cesar.

O secretário municipal de Educação e paraninfo da turma, Agnaldo Lansoni, afirma ser extremamente gratificante vivenciar este momento, por ser professor e gestor da pasta de Educação do município. “Quero aqui agradecer imensamente a nossa querida reitora Ana, por nos proporcionar a liberação deste curso, não somente em meu nome, mas em nome de toda a sociedade de Água Boa e, principalmente, dos formandos”, disse o secretário e paraninfo.

Após ler o poema ‘No meio do caminho (Tinha uma pedra)’, a coordenadora do curso de Letras, Milena Borges de Moraes, relacionou a poesia de Carlos Drummond de Andrade às dificuldades e batalhas vencidas por seus alunos. “Quantas pedras não houveram no caminho de vocês? Com certeza, foram inúmeras. Mas, se vocês estão aqui hoje, é sinal de que vocês as superaram, e não só vocês conquistaram o diploma, mas vocês adquiriram algo que ninguém nos tira, que é o conhecimento”, disse a coordenadora.

A agora licenciada em Letras, Liliane Marques Soares, afirma que o plano é seguir estudando. “Agora o plano é estudar cada vez mais, realizar um mestrado ou pós-graduação pela Unemat, investir nisto e sempre estudar cada vez mais”, disse Liliane. “A Unemat é uma universidade que nos orgulhamos aqui em Mato Grosso, que nos dá a oportunidade de estudar aqui na nossa cidade de Água Boa”, explica a graduada.

Após a cerimônia foi realizado jantar na Associação dos Servidores Municipais de Água Boa, onde a tutora Tatielly Cardoso Araújo realizou um discurso em homenagem aos graduados.

Participaram da mesa de autoridades, além do diretor pro tempore Cesar Crispim Vilar, do secretário e paraninfo Agnaldo Lansoni e da coordenadora Milena Borges de Moraes; a vice-prefeita Rejane Schneider Garcia, representando o prefeito Mauro Rosa da Silva; o coordenador do Polo da UAB em Água Boa, Ricardo Mazureki; o presidente da Câmara de Vereadores, José Ari Zandoná; e as tutoras presenciais, Sílvia de Almeida Silva e Tatielly Cardoso Araújo.





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD