O curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês realizou o I Seminário de Trabalhos de Conclusão de Curso de Licenciatura em Letras nos polos de apoio presencial de Água Boa, Arenápolis, Aripuanã e Juara. O evento acadêmico-científico significou um espaço de apresentação e socialização das pesquisas realizadas pelos acadêmicos por meio dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) que é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, ao final do semestre letivo 2018/1.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Dra. Milena Borges, 115 acadêmicos apresentaram o TCC com aprovação. A respeito dos temas pesquisados nos TCC, “80% deles foram oriundos de inquietações advindas da prática do Estágio Curricular Supervionado de Literatura, Língua Inglesa e Língua Portuguesa,” pontou a coordenadora. Isso significa que o estágio provocou o efeito vislumbrado no Projeto Pedagógico do Curso, o de estimular junto aos alunos a reflexão da prática de ensino com base nos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e consequentemente poderem desenvolver projetos de intervenção, modificando a realidade com coerência entre a prática do discurso e o discurso na prática adquirido de forma orgânica através do processo contínuo de ação-reflexão-ação,” pontou.
A professora de TCC, Patrícia da Silva, que ministrou TCC I e TCC II, bem como participou de Bancas de defesas de TCC, relata que foi uma satisfação e produtivo presenciar os alunos apresentarem as suas pesquisas, apresentando evolução acadêmica com competência. Agradece "pelos laços que se estenderam além do ambiente virtual".
Segundo uma acadêmica de Letras do polo de Juara, participar do Seminário foi um momento de grande aprendizado, pois a cada apresentação de TCC e palestras aprendeu muito, acrescentando conhecimentos imensuráveis, na qual contribuiu para a sua formação como futura professora.
Além das apresentações de TCC houve apresentação cultural, mesa-redonda e palestras que possibilitaram reflexões e discussões a respeito das práticas de ensino, pesquisa e os desafios de ensinar e aprender, associando o uso das tecnologias digitais, em uma sociedade dinâmica. O foco das palestras voltou-se para temáticas ligadas à literatura infanto-juvenil, ao léxico, ao livro didático, à inclusão social, ao ensino de línguas frente às tecnologias digitais, dentre outros. Por sua vez, a mesa-redonda discutiu a “formação de leitores na escola: teoria e prática”.
O evento contou com o apoio dos polos de apoio presencial, dos municípios mantenedores do polo, da Diretoria de Educação a Distância, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, dos professores orientadores de TCC, da professora de TCC e dos tutores presenciais.