Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

JOGOS E BRINCADEIRAS: ATIVIDADE FUTPANO

Jogos e brincadeiras: Atividade Futpano Atividade da Pós em Saberes e Práticas na Educação Infantil


03/07/2018 09:05:00
Por Maria da Silva Costa Rossi
Foto por: Maria da Silva Costa Rossi

JOGOS E BRINCADEIRAS: ATIVIDADE FUTPANO

Ver Vídeo

Jogos e brincadeiras: Atividade Futpano.

Objetivo: proporcionar as crianças noção de espaço -temporal, coletividade, interação e vivência social.

Baseado na nossa grade curricular e pensando em planejar uma atividade que se relacionasse com o momento em que estamos vivendo de copa do mundo. Assunto que os nossos pequenos já chegam na creche comentando, vestidos com a camisa do Brasil. Lembrei que uma amiga tinha me enviado uma atividade chamada futpano. Fui pesquisar para ver do que se tratava, e se era possível desenvolver com meus alunos. Feito a pesquisa, fui para a pratica. Comprei os materiais necessário e confeccionei o futpano, que na verdade é um campo de futebol feito de tecido. 

Na nossa atividade jogos e brincadeiras na quadra da escola, vizinha da creche desenvolvi a atividade com a minha turminha de 35 alunos de 3 a 4 anos, do jardim 2 B, da Creche Altos da Gloria, localizada na região norte de Cuiabá.  Foi um sucesso eles amaram.

Depois realizei a atividade na sala porque estavam pedindo para jogar futebol no pano.  Como forma de registro filmei a atividade para fazer a avaliação da participação, e interesse deles. Vi que atividade desenvolvida favoreceu aos pequenos, interação, coletividade, concentração, vivencia social e o faz de contas, pois se sentiram verdadeiros jogadores de bola. Nesse sentido o exercício do faz – de – conta da criança pequena nessa faixa etária e, consequentemente promove uma aprendizagem significativa no seu desenvolvimento. Vi que a metodologia aplicada proporcionou prazer na atividade educativa. O brinquedo de grande dimensão (tecido e a bola) fez sentido e deu prazer e interesse aos pequenos/as.

Para mim enquanto professora de educação infantil, foi maravilhosa a atividade do futpano, amei. Porque deu prazer para as crianças e para mim, pois foi além dos objetivos propostos.

Mas atividade foi um sucesso porque realizamos em equipe de sala, eu e mais duas professoras e CAD. Um trabalho de companheirismo.

Professora: Maria da Silva Costa Rossi

Graduada em Pedagogia / UFMT 

Aluna da pós graduação: Práticas e Saberes - UNEMAT 


Vídeo relacionado

Jogos e brincadeiras: Atividade Futpano





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD