Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DESENVOLVE APRESENTAÇÃO CULTURAL

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DESENVOLVE APRESENTAÇÃO CULTURAL: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM FOCO: (Re) Criando Arte e Saberes!


26/06/2018 09:13:00
Por Edson Gonçalves da Silva
Foto por: Polo de Apoio Presencial

Polo de Apoio Presencial

Ver Fotos

No dia 06 de maio de 2018 os estudantes do 8º semestre do curso de Ciências Biológicas desenvolveram uma atividade prática no pólo presencial (Alto Araguaia; Jauru e Sorriso). A atividade proposta consistiu numa APRESENTAÇÃO CULTURAL intitulada ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM FOCO: (Re) Criando Arte e Saberes!

Essa atividade faz parte das tarefas avaliativas da unidade e assim como a disciplina foi um convite para refletir sobre possibilidade e criação de condições para que a diversidade cultural seja um tema presente nas discussões e ações escolares.
As temáticas de estudo, apresentação e debates foram: Identidade, Diferença e Estereótipo. Sobre esse tema foi elaborado um Painel, cujo objetivo foi Explorar os aspectos das diferenças individuais, questões de inclusão social e discriminação.

Quanto à temática Educação Racial, a atividade consistiu na confecção da boneca ABAYOMI com o intuito de Explorar conceitos da cultura afrodescente e sua discussão no contexto escolar.  Na proposta do tema: Existe um medicamento para o preconceito? As discussões centraram-se em Reflexões sobre as atitudes discriminatórias que ocorrem no cotidiano de pessoas comuns e de pessoas famosas, para então pensar nessas questões no contexto escolar. No que tange a temática “Poética Contemporânea” abordou-se a poética de Manoel de Barros, um poeta brasileiro e um dos principais poetas contemporâneos. A atividade consistiu na elaboração de uma “Árvore da Poesia” e elementos folclóricos e/ou representações de animais da fauna Mato-Grossense. E outra temática foi Educação e Cultura Indígenas, onde foi possível Explorar da pluralidade cultural historicamente existente no Brasil e na sociedade moderna e em seguida, produzir exemplares do Filtro dos Sonhos.

Os/as acadêmicos/as empenharam-se indiscutivelmente para a efetivação da atividade superando as expectativas e demonstraram excelente potencial de trabalho!

A realização dos trabalhos foi possível, graças à colaboração dos/as tutores/as presenciais, a participação do Maurício Furtado, da Tatiane e Silvana Mariote, tutores do pólo Araguaia, Jauru e Sorriso, respectivamente, foi imprescindível para que esta atividade tornasse realizável.

Edson Gonçalves da Silva

Professor da disciplina


Galeria de fotos relacionado

APRESENTAÇÃO CULTURAL ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM FOCO





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD