No dia 06 de maio de 2018 os estudantes do 8º semestre do curso de Ciências Biológicas desenvolveram uma atividade prática no pólo presencial (Alto Araguaia; Jauru e Sorriso). A atividade proposta consistiu numa APRESENTAÇÃO CULTURAL intitulada ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM FOCO: (Re) Criando Arte e Saberes!
Essa atividade faz parte das tarefas avaliativas da unidade e assim como a disciplina foi um convite para refletir sobre possibilidade e criação de condições para que a diversidade cultural seja um tema presente nas discussões e ações escolares.
As temáticas de estudo, apresentação e debates foram: Identidade, Diferença e Estereótipo. Sobre esse tema foi elaborado um Painel, cujo objetivo foi Explorar os aspectos das diferenças individuais, questões de inclusão social e discriminação.
Quanto à temática Educação Racial, a atividade consistiu na confecção da boneca ABAYOMI com o intuito de Explorar conceitos da cultura afrodescente e sua discussão no contexto escolar. Na proposta do tema: Existe um medicamento para o preconceito? As discussões centraram-se em Reflexões sobre as atitudes discriminatórias que ocorrem no cotidiano de pessoas comuns e de pessoas famosas, para então pensar nessas questões no contexto escolar. No que tange a temática “Poética Contemporânea” abordou-se a poética de Manoel de Barros, um poeta brasileiro e um dos principais poetas contemporâneos. A atividade consistiu na elaboração de uma “Árvore da Poesia” e elementos folclóricos e/ou representações de animais da fauna Mato-Grossense. E outra temática foi Educação e Cultura Indígenas, onde foi possível Explorar da pluralidade cultural historicamente existente no Brasil e na sociedade moderna e em seguida, produzir exemplares do Filtro dos Sonhos.
Os/as acadêmicos/as empenharam-se indiscutivelmente para a efetivação da atividade superando as expectativas e demonstraram excelente potencial de trabalho!
A realização dos trabalhos foi possível, graças à colaboração dos/as tutores/as presenciais, a participação do Maurício Furtado, da Tatiane e Silvana Mariote, tutores do pólo Araguaia, Jauru e Sorriso, respectivamente, foi imprescindível para que esta atividade tornasse realizável.
Edson Gonçalves da Silva
Professor da disciplina