A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, compõe-se de espaços da legitimidade de direitos das crianças pequenas de zero a cinco anos de idade, lugares de convivências que entrelaçam saberes, fazeres e ludicidades. Um mundo de descobertas entre o aprender brincando e o cuidar/educar.
Pensando nestes princípios, a disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil do 2º semestre da turma 2017/2 do curso de Licenciatura em Pedagogia desenvolveu, como fechamento da disciplina (2018/1), uma atividade interdisciplinar com o objetivo de desenvolver práticas pedagógicas que enfatizassem as áreas de conhecimento: movimento, música e artes visuais e, a prática pedagógica nas áreas de conhecimento: linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, para o trabalho nos espaços infantis.
Nesta atividade, os alunos dos polos: Arenápolis, Aripuanã, Barra do Bugres, Campo Verde, Comodoro, Diamantino, Jauru, Juína, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, São Felix do Araguaia, Sorriso e Vila Rica, confeccionaram materiais didáticos/pedagógicos pensando em arranjos espaciais com materiais adequados às faixas etárias das crianças correspondentes ao tempo de creches e pré-escolas. Após a confecção dos materiais, realizaram com o auxílio das tutoras presenciais a apresentação em grupo por meio da gravação de um vídeo, socializando a escolha de tais materiais, suas finalidades no trabalho pedagógico com as crianças, como foi construído, o que foi utilizado, quais as fundamentações teóricas que embasaram tais escolhas.
Os resultados das apresentações foram fantásticas! Foi possível perceber a interação entre os grupos, compromisso ético e estético com o trabalho, e, sobretudo, a dedicação para esta etapa de formação, na qual os alunos estão vivenciando. Parabéns à Todos os Polos!
Agradecemos aos Alunos pelo compromisso assumido nesta Disciplina e a beleza dos trabalhos apresentados. E aos Tutores, pelo empenho, cuidado e atenção juntos aos seus respectivos polos.
Abraços com carinho: Profa. Eulene Vieira